ABC - quinta-feira , 8 de maio de 2025

Ibovespa cai 1,41% no dia, aos 134,5 mil, e acumula perda de 1,05% na semana

Em queda nesta sexta-feira (6/9), de 1,41%, aos 134.572,45 pontos, o Ibovespa acumula perda de 1,05% nesta abertura de setembro, após série de quatro avanços semanais iniciada em 5 de agosto com ganho, naquele primeiro intervalo, de 3,78%, que estendido aos períodos seguintes levaria o índice à atual máxima histórica, aos 137 mil, no fechamento do dia 28.

Nesta sexta, a referência da B3 oscilou dos 134.476,18 aos 136.653,00 pontos na máxima, saindo de abertura a 136.508,29. Moderado, o giro ficou em R$ 17,9 bilhões nesta sexta-feira. No ano, o índice ainda sobe 0,29%. Na sessão, o Ibovespa teve sua maior queda diária desde 7 de junho (então -1,73%).

Newsletter RD

Em Nova York, as perdas nesta primeira semana de setembro se aproximaram de 6%, no caso do Nasdaq, com os dados oficiais sobre o mercado de trabalho nos EUA em agosto, divulgados nesta manhã, tendo contribuído para que os investidores reduzissem a expectativa de que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) pise no acelerador e inicie, no próximo dia 18, o ciclo de corte de juros com um ajuste de meio ponto porcentual – as apostas voltam a se avolumar em torno de um corte menor, de 0,25 ponto.

Vindo de ganhos nos dois dias anteriores, o índice da B3 virou do positivo ao negativo na semana nesta última sessão, com as principais blue chips em baixa na sexta-feira. Vale ON cedeu 1,25% e Petrobras caiu 1,84% (ON) e 1,96% (PN) – em sessão de estável a positiva para o minério na Ásia, mas ainda negativa para o petróleo em Londres e Nova York, com o Brent e o WTI em retração pelo quarto dia. Em Cingapura, as perdas acumuladas pelo minério de ferro foram a 9,5% na semana.

Na B3, entre os grandes bancos, a queda ficou acima do limiar de 1% na sessão, com destaque para Bradesco (ON -1,46%, PN, -1,94%), Banco do Brasil (ON -1,64%) e Itaú (PN -1,41%). Na ponta perdedora do Ibovespa, Azul (-6,33%), 3R Petroleum (-5,57%) e Pão de Açúcar (-4,69%). No lado oposto, CSN Mineração (+4,22%), Braskem (+3,00%) e CSN (+0,61%).

As expectativas para o desempenho das ações no curtíssimo prazo estão mais equilibradas no Termômetro Broadcast Bolsa desta sexta-feira. Entre os participantes, as previsões de alta e de estabilidade para o Ibovespa na próxima semana têm fatia de 37,50% cada e a de baixa, 25,00%. Na pesquisa anterior, 50,00% esperavam ganhos; 25,00%, variação neutra; e outros 25,00%, queda.

Destaque da agenda desta sexta-feira, a leitura do payroll trouxe geração de 142 mil vagas de trabalho nos Estados Unidos em agosto – abaixo do esperado para o mês, mas em recuperação frente a julho, dado revisado nesta sexta de 114 mil para 89 mil.

O relatório mantém sobre a mesa não apenas a possibilidade de um corte de juros menor do que chegou a se antever para o Federal Reserve em setembro, mas também a chance de que a maior economia do mundo não tenha afastado de vez o risco de recessão – o que resultou em alguma volatilidade nesta sexta-feira também na curva de juros doméstica, aponta Inácio Alves, analista da Melver.

“A média móvel de três meses, da criação de empregos em agosto, está abaixo do equilíbrio. E nos dados cíclicos, referentes aos setores mais sensíveis à atividade econômica, também observamos um arrefecimento”, diz Gustavo Sung economista-chefe da Suno Research. “Por outro lado, há também outros pontos de atenção: a taxa de desemprego registrou queda, de 4,3% para 4,2%; o salário médio por hora trabalhada subiu 0,4% na variação mensal e, nos últimos 12 meses, acelerou de 3,6% para 3,8%; e o número de pedidos de seguro-desemprego caiu nas últimas semanas”, acrescenta o economista, em nota.

“Enquanto o crescimento salarial foi mais forte do que o esperado e a taxa de desemprego caiu, a criação de empregos ficou abaixo do previsto. Essa combinação de fatores mantém os mercados em dúvida sobre o ritmo de relaxamento monetário nos Estados Unidos”, resume Christian Iarussi, sócio da The Hill Capital.

“Mercado de trabalho está desacelerando de forma mais visível – o que apareceu também no relatório Jolts sobre julho, divulgado também nesta semana”, diz Paulo Luives, especialista da Valor Investimentos, sugerindo que o agregado dos dados sobre o trabalho deixa em aberto o grau de ajuste nos juros americanos, não podendo se descartar ainda a chance de um ajuste maior em setembro, com um corte inicial na taxa do Fed em meio ponto porcentual na reunião do dia 18.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes