O diretório municipal do PDT em Santo André anunciou, nesta quarta-feira (07/08), que a legenda apoiará a candidatura de Bete Siraque (PT) para prefeita. A decisão foi consolidada em reunião realizada na última terça-feira (06/08). Assim, os pedetistas serão incluídos na coligação que conta com as federações PT/PV/P
CdoB e PSOL/Rede, e que também conta com o apoio da Unidade Popular, sendo que a UP não estará coligada.
A reunião contou com as presenças de Bete e do candidato a vereador, Nilson Bonome (PDT). “Estamos confiantes de que a união com a Bete Siraque trará uma nova era de desenvolvimento e justiça social para nossa cidade”, explica o pedetista. “A parceria com o PDT é fundamental para consolidarmos um projeto de governo voltado para o bem-estar da população e a recuperação da nossa cidade. Em Santo André, toda a esquerda está unida”, completa a petista.
Entre os partidos de esquerda da cidade, três lançaram candidaturas. Além de Bete Siraque, há o nome de Clenilza Panato (PCO) e Eduardo Leite (PSB), sendo o último filiado a um partido aliado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A princípio o PDT tentou emplacar a vice na chapa de Bete, inclusive com Bonome sendo o nome para contemplar a candidatura. Porém, os petistas resolveram apoiar a indicação de Bruno Daniel (PSOL) para ocupar a vaga. Tal fato irritou os pedetistas, que a princípio retiraram o apoio.
Porém, na convenção do PDT, em 3 de agosto, a própria ata aponta que o partido faria um acordo para coligar com uma candidatura majoritária, o que acabou consolidado no dia seguinte ao fim do período de convenções. A entrada dos pedetistas na base de Bete Siraque pode se retificada no sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até o dia 15 de agosto.