A deputada estadual Carla Morando (PSDB) foi eleita como presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Empresas de Telecomunicações, em reunião realizada nesta quarta-feira (07/08). O grupo, que também conta com as presenças dos deputados Luiz Fernando (PT) e Thiago Auricchio (PL), investigará os serviços prestados por empresas de internet, telefonia fixa e móvel, e televisão por assinatura. O prazo da Comissão será de 120 dias, com a possibilidade de prorrogação.
Carla foi eleita em reunião com as participações de Thiago Auricchio, Delegado Olim (PP), Luiz Cláudio Marcolino (PT) e Oseias de Madureira (PSD), sendo este último eleito como vice-presidente. Também estão na comissão: Luiz Fernando, Ricardo Madalena (PL), Sebastião Santos (Republicanos) e Edmir Chedid (União Brasil).
A tucana aponta que a CPI terá o papel de investigar empresas que lideram o ranking de insatisfação, com base de dados de organizações que acompanham a defesa do consumidor. “Esta comissão tem o objetivo de responder aos anseios da população para apuração de eventuais irregularidades e práticas abusivas cometidas pelas empresas de telecomunicações, envolvendo telefonia fixa, móvel, internet e televisão por assinatura na prestação dos serviços no estado de São Paulo”, disse a presidente.
“O Procon já registrou inúmeras reclamações referentes aos serviços prestados pelas empresas que prestam serviços de telecomunicações no estado. Precisamos apurar a origem dos problemas causados aos consumidores e as suas consequências buscando medidas para solucionar os problemas enfrentados pela população”, ressaltou a deputada que foi relatora da CPI da ENEL na Alesp, em 2023.
“Na CPI das Empresas de Telecomunicações vamos discutir também sobre as fiações que ficam acumuladas nos postes mesmo não sendo mais utilizadas e acabam causando muitos acidentes”, completou Carla Morando que confirmou que na CPI terá também um canal de comunicação com a população para denúncias.