O ex-vereador de São Bernardo, Rafael Demarchi, anunciou nesta sexta-feira (26/07), que o partido Novo retirou seu nome como pré-candidato a prefeito. A decisão ocorreu após uma divergência interna sobre uma possível coligação com outros nomes que disputam a sucessão de Orlando Morando (PSDB). Enquanto os pré-candidatos a vereador queriam seguir para a indicação de vice na chapa de Marcelo Lima (Podemos), a direção do partido seguiu para a base de apoio de Flávia Morando (União Brasil).
A informação foi divulgada pelo Diário do Grande ABC e confirmada pelo Repórter Diário pelo próprio Demarchi. Segundo o ex-prefeiturável, nos últimos dias houve muita conversa sobre a possibilidade de coligação com outras legendas e a possibilidade de indicação de vice para outra chapa. Mas segundo Rafael, o presidente do diretório municipal do partido, Daniel Oliveira Sanches, acabou definindo unilateralmente sobre o destino da legenda.
“Os pré-candidatos a vereador do partido gostariam de ir com Marcelo Lima, caso não fossemos candidatos. Eu estava dando essa opção para ter uma estrutura maior, já que lá tinha sido oferecida uma secretaria, além da vice e tudo mais. Então os pré-candidatos do partido queriam ir para esse lado e aí a gente acabou não seguindo. O presidente municipal não quis e ele simplesmente levou para o Orlando, e aí retirou a nossa campanha sem anúncio oficial”, explica Demarchi.
O apoio para Flávia Morando ocorre sem necessariamente o partido indicar um nome para vice. Para Demarchi, a decisão foi estranha, pois durante a pré-campanha diversas críticas a atual gestão foram realizadas em entrevistas e vídeos divulgados pelas redes sociais. O Novo, inclusive, chegou a anunciar Vanessa Barbosa como vice de Rafael, fato que também não ocorrerá com a retirada da chapa majoritária.
A retirada de pré-candidaturas na região não é uma novidade para o partido Novo. Nesta semana, Mário Bohm (Novo) foi anunciado como vice de Fabio Palacio (Podemos) em São Caetano. A legenda já contava com a pré-candidatura a vice de Ricardo Yoshio na chapa de Márcio da Farmácia (Podemos) em Diadema. Tal cenário ajudava a aproximar o Novo de Marcelo Lima, mas tal fato não foi para frente.
Assim o partido contará com apenas uma chapa com um nome para prefeito. Ricardo Abílio segue como pré-candidato a prefeito em Ribeirão Pires e terá Mauro Ramos (Novo) para vice.
Sequência
Rafael Demarchi confirmou para a reportagem que seguirá apoiando os pré-candidatos do partido para vereador, pois a composição foi feita pelo ex-parlamentar. Porém, não seguirá a legenda no apoio para Flávia. A tendência é seguir com Lima ou com Alex Manente (Cidadania). Outra dúvida é sobre a permanência como filiado após a decisão interna.
Com este cenário, São Bernardo segue com cinco pré-candidaturas. Duas chapas estão oficialmente confirmadas: Luiz Fernando (PT) e William Dib (PSB); e Claudio Donizete e Professor Fernando (ambos do PSTU). Marcelo Lima realizará sua convenção no próximo domingo (28/07), mas ainda não oficializou um nome para vice. Alex Manente (Cidadania) também não fez a oficialização, apesar do cenário indicar o vereador Paulo Chuchu (PL) para o posto. Flávia Morando também não fez sua indicação para vice.