Diadema é um dos 124 municípios brasileiros a participar do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil 2024 (ENANI-2024) do Ministério da Saúde, conduzido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A partir da próxima segunda-feira (03/06), famílias com crianças de até seis anos podem receber a visita de entrevistadores em suas casas.
A pesquisa do Ministério da Saúde visitará 15 mil famílias em todo o Brasil para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o estado nutricional e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. O ENANI-2024 dispõe de uma linha telefônica gratuita para tirar dúvidas da população: 0800 888 0022. Os entrevistadores do estudo estarão identificados com camiseta e crachá do estudo.
A nutricionista e referência técnica da Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde de Diadema, Claudia Novaes, ressalta a importância do estudo e de os moradores receberem os pesquisadores.
“O grande objetivo é avaliar as práticas de alimentação das famílias com crianças. É importante que os moradores de Diadema recebam os entrevistadores em casa e contribuam com essa importante pesquisa. Cada família terá acesso aos dados das suas crianças e das mães biológicas para acompanhamento”, destaca.
De acordo com o Ministério da Saúde, serão três atividades. Primeiro, será uma entrevista com as mães ou cuidadores, com perguntas sobre amamentação e alimentos consumidos no dia anterior, para avaliação do aleitamento materno e do consumo alimentar; medida de peso e altura das mães biológicas, crianças e bebês, para classificação do estado nutricional conforme padrão da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Uma segunda visita será agendada para coleta de sangue das mães e crianças maiores de seis meses. Serão realizados hemograma completo e análise de marcadores de deficiência de vitaminas e minerais (hemoglobina, ferritina, alfa 1 glicoproteína ácida, proteína C reativa, zinco, vitamina A, vitamina B12 e folato). Se houver necessidade, a família será encaminhada à Unidade Básica de Saúde para acompanhamento.
O ENANI-2019 mostrou que metade das famílias brasileiras com crianças na faixa etária do estudo viviam em insegurança alimentar. A pesquisa também revelou que 80% das crianças brasileiras menores de 5 anos já consumiam alimentos ultraprocessados e que 10% das crianças e metade de suas mães estavam acima do peso.
Além de Diadema, a pesquisa no estado de São Paulo vai acontecer na capital, Santo André, São Bernardo do Campo, Mauá, Campinas, Guarulhos, Osasco, Ribeirão Preto, Santos, São Vicente, São José dos Campos e Sorocaba.
Também participam da coordenação da pesquisa 2024 a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).