ABC - domingo , 21 de julho de 2024

Dia do Orgulho Nerd é comemorado neste sábado nas Etecs e Fatecs

Unidades organizam atividades, que incluem desfile de cosplays, jogos, exposição de trabalhos, oficinas de dança e música ao vivo (Foto: Divulgação/CPS)

O mês de maio é marcado por dois momentos simbólicos para os amantes da cultura Geek. Em 25 de maio de 1977, foi lançado o primeiro filme da saga Star Wars, de George Lucas. Duas décadas depois, faleceu Douglas Adams, o autor do livro O Guia do Mochileiro das Galáxias, e o dia 25 foi escolhido para homenageá-lo. Nascia o Dia da Toalha, ou Dia do Orgulho Geek, celebrado em diversos pontos ao redor do globo. Confira a programação de algumas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais para comemorar a data:

Etec Mandaqui
A Biblioteca Pedro Celestino, da Etec Mandaqui, na zona norte da Capital, promove a primeira edição da Semana do Orgulho Nerd, de 24 a 29 de maio. A ação de incentivo à leitura inclui na programação uma tarde de jogos, exposição de trabalhos de alunos, cosplay de personagens, sorteio de livro e galeria de arte. As atividades são abertas a alunos e a programação pode ser conferida no perfil do Instagram @bibliotecaetecmandaqui.
Etec Darcy Pereira de Moraes
A Etec Darcy Pereira de Moraes, de Itapetininga, promove a Animetec no sábado (25), das 10 às 18 horas. A programação prevê desfile e oficina de cosplay, jogos de RPG, luta de espada, shows de música e dança, além da presença de personagens fantasiados e dubladores. A entrada é aberta ao público, que deverá levar um agasalho ou um quilo de ração para gato ou cachorro, por pessoa, acima de 12 anos.
Fatec Botucatu
Também no sábado (25), a Fatec Botucatu realiza a quinta edição do Fatec Games, um evento cultural, voltado para o público apaixonado por tecnologia, jogos eletrônicos e cultura geek. Proposto pelo curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o evento é organizado por alunos em parceria com professores e colaboradores externos.
O evento teve sua primeira edição em 2017, se repetiu em 2018 e 2019, pausando nos anos de 2020 a 2022, durante a pandemia de Covid-19. Foi retomado no ano de 2023, com participação da comunidade escolar e da população da região.
A programação inclui campeonatos de jogos digitais, como League of Legends (LoL) e Counter-Strike (CS), com entrega de troféus e premiações para as equipes vencedoras, áreas dedicadas a jogos de cartas, tabuleiro, consoles como FIFA e Mortal Kombat, além de emuladores de jogos antigos, como PS1, Atari e Nintendo. Outro destaque é a sala de dança eletrônica, com apresentação de Just Dance, KPop, e cosplay de personagens. A entrada é gratuita.
Fatec Jales
Na Fatec Jales – Prof. José Camargo, o sábado (25) contará com um Café com Leitura. Promovido pela biblioteca da unidade, a ação está programada para 9h30, com o título A literatura de fantasia como porta de entrada para outros mundos. A mediação é da professora Beatriz Masson Francisco, mestre e doutoranda em Teoria Literária pela Universidade de São Paulo (USP), professora das Etecs de Fernandópolis e Jales, e organizadora do curso de extensão e livro Harry Potter: Caminhos Interpretativos.

Newsletter RD

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes