
No sábado (13/4) aconteceu em todo Estado de São Paulo o “Dia D” de vacinação contra o vírus da Influenza, causador da gripe e outras doenças respiratórias. O intuito foi ampliar a cobertura vacinal dos grupos prioritários. Com a ação, o ABC aplicou mais 8,6 mil doses da vacina.
Entre as sete cidades da região, Diadema foi a que mais registrou aplicações no final de semana: foram aplicadas 3.680 doses no total. Na sequência aparece Santo André, com 3.006 vacinas aplicadas. São Caetano aplicou 1.040 doses no Dia D, o que totalizou 14,8 mil pessoas protegidas e, desde o início da campanha, a meta do município é chegar a 79,9 mil pessoas do grupo prioritário protegidas.
Já Ribeirão Pires protegeu 800 pessoas contra a gripe e chegou a 6.500 doses aplicadas. Para fechar a conta, em Rio Grande da Serra foram aplicadas 114 doses contra o vírus da influenza e, segundo a Secretaria de Saúde da cidade, até agora a adesão do grupo prioritário vem sendo baixa.
Mauá e São Bernardo não responderam até o fechamento da reportagem.
Quem é o público-alvo?
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Gestantes e puérperas
- Idosos com 60 anos ou mais
- Professores e trabalhadores do ensino básico ou superior
- Trabalhadores da saúde
- Povos indígenas
- Profissionais das forças de segurança, salvamento e armadas
- Trabalhadores portuários
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo
- Pessoas em situação de rua
- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade
Vacina contra a covid-19
Além da imunização contra a Influenza, os municípios também promoveram aplicação da vacina contra a covid-19 no Dia D nos postos de saúde. Ao todo, entre as cinco cidades do ABC, foram imunizadas 933 pessoas com doses de reforço do imunizante. Entre as cidades da região, Diadema dispara com 299 aplicações, seguida de São Caetano (304), Ribeirão Pires (170), Santo André (144) e Rio Grande da Serra (16).
O governo de São Paulo criou o portal “Vacina 100 Dúvidas” com as perguntas mais frequentes sobre vacinação nos buscadores da internet. A plataforma esclarece questões como efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças imunopreveníveis e quais os perigos ao não se imunizar.
O acesso está disponível no link: https://www.vacina100duvidas.sp.gov.br/.