Por Felipe Guerini
O setor de vestuário é um dos mais importantes da economia mundial, movimentando bilhões de dólares anualmente. No Brasil, o valor referente à produção nacional de vestuário, em 2022, foi de R$ 150,3 bilhões, com aumento de 0,5% em relação aos R$ 149,6 bilhões de 2021, segundo estudo do IEMI – Inteligência de Mercado para a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). Embora seja um crescimento modesto, contribui diretamente para ampliar a importância do setor como um consumidor relevante de matérias-primas, incluindo o alumínio.
Nesse contexto, o material desempenha papel crucial, sendo utilizado na fabricação de diversos componentes de roupas, como zíperes, colchetes, fechos, botões estilizados, abotoaduras e clip de gravata, por exemplo. Esses acessórios são essenciais para a funcionalidade e o design de roupas, e o alumínio oferece uma série de vantagens em relação a outros materiais.
Isto porque, o metal é leve, resistente e durável, além de ser altamente reciclável. Esses atributos o tornam uma escolha ideal para a fabricação de componentes de roupas que precisam de características específicas para suportar o uso diário.
O fato de o alumínio ser leve também oferece maior conforto e comodidade aos acessórios, tornando as roupas mais fáceis de serem usadas. A resistência, como o próprio nome aponta, garante, ainda, a durabilidade necessária aos componentes metálicos. Além disso, a reciclabilidade do material confere às empresas a garantia sustentável que o mercado, sobretudo varejista, demanda atualmente.
Além disso, o alumínio é um metal relativamente barato, o que o torna uma opção mais acessível do que outros metais nobres e isso é importante para marcas de roupas que buscam oferecer produtos de qualidade a preços competitivos.
O setor de vestuário é um mercado dinâmico e em constante evolução. As tendências de moda mudam constantemente, e os fabricantes precisam estar sempre atentos às novidades para atender às demandas dos consumidores.
Neste sentido, o alumínio é um metal versátil e adaptável, o que o torna uma opção atraente para os fabricantes de vestuário. Além do mais, o metal oferece vantagens não só técnicas, mas também estéticas, podendo ser utilizado para criar acessórios com design moderno e customizado, tendo em vista que o metal pode ser anodizado, pintado ou estampado, o que permite criar peças únicas e personalizadas.
O impacto sustentável do alumínio para o setor de vestuário
Indiscutivelmente, a agenda e as iniciativas ESG praticadas pelas empresas são fatores cada vez mais determinantes para os consumidores e, consequentemente, para o mercado.
Tendo isso em vista, no quesito sustentabilidade, o alumínio coloca-se diversos passos à frente dos metais concorrentes, já que é um material infinitas vezes reciclável, com uma estrutura de coleta reversa já amadurecida e eficiente e, tecnologicamente, das mais avançadas do mundo.
Além disso, por ser um material cuja reciclagem é realizada de forma amplificada no Brasil, para cada quilograma de alumínio reciclado reduz-se em 4,5 kg a extração do minério, bem como se gasta 19 vezes menos energia do que a utilização no metal obtido por via primária, além de emitir só 5% de particulado na atmosfera nesta comparação.
Em resumo, o alumínio é um material fundamental para o desenvolvimento do setor de vestuário. Neste sentido, a expectativa é que o setor de vestuário continue a crescer nos próximos anos e, com isso, a demanda por alumínio caminhe na mesma direção.
Felipe Guerini é gerente comercial da Termomecanica, empresa líder na transformação de Cobre e suas ligas.