Em comemoração aos seus 22 anos, a ARCA Cidadãos Artistas de Ribeirão Pires inaugura neste sábado (13/04), a partir das 14h, seu novo espaço do projeto “Cidade Ateliê”. Ao RDtv, Mariana Carolina e Fernanda Henrique, respectivamente, presidente e diretora da associação, comentam sobre a novidade que chega para incentivar o surgimento de artistas da cidade e ABC.
A ARCA é uma associação composta por um grupo de artistas de diversas vertentes: teatro, música, dança e artes cênicas. “Esse projeto nasceu visando acolher artistas da cidade, bem como arranjar maneiras de legitimar os trabalhos artísticos, cuidando de burocracias”, explica Mariana. Atualmente, a ARCA é formada por 25 artistas de segmentos diferentes, além de acolher artistas de outras cidades.
Reconhecida pelo Ministério da Saúde como ponto de cultura dos cidadãos artistas, a associação possui cronograma anual que promove a inserção das artes em projetos sociais, assim como explica Fernanda. “Basicamente, temos um evento temático a cada mês, em que os artistas se esforçam para fazer parte da celebração a fim de juntar e acolher artistas, seja dos mais antigos aos iniciantes”, diz. Eventos como “Todos por Um”, “Maracatosco”, “Viva Literatura, Viva!”, “Festival de Rua” e “Cidade Ateliê” fazem parte da programação anual.
Apesar da boa intenção dos artistas, as representantes afirmam não haver incentivo governamental, seja do município ou do Estado, promovendo suas ações e projetos a partir de editais, como a Lei Paulo Gustavo, que incentiva a produção cultural no País. “Ficamos felizes em saber que cada vez mais há editais que valorizam o trabalho cultural e financiam projetos como o nosso. Muitos artistas têm dificuldades em participar de projetos municipais, e a ARCA surge como uma opção para quem quer expressar sua arte”, explica Mariana.
Inauguração da “Cidade Ateliê” e próximos eventos
O “Cidade Ateliê” será inaugurado no dia 13 de abril (sábado), das 14h as 23h, no espaço localizado na rua Aurora, 32, no Centro Alto. O evento é gratuito e conta com a participação de artistas da cidade que são integrantes da ARCA, além das apresentações das bandas Forró de Alumiá e Cambuci da Serra.
Em sequência, a ARCA já tem o seu próximo evento programado para 27 de abril (sábado), a partir das 15h, com o lançamento do livro “Manto de Transição”, da dramaturga e escritora Adélia Nicolete, sendo o local ainda a ser divulgado pelas redes sociais do @cidadaoartistas, onde é possível acompanhar os próximos eventos e novidades da associação.