ABC - terça-feira , 21 de maio de 2024

Não serei vice de ninguém em Santo André, diz Eduardo Leite

Em meio às tentativas de outras legendas de terem o PSB junto aos seus pré-candidatos, o vereador de Santo André e pré-candidato a prefeito, Eduardo Leite (PSB), nega que fará qualquer movimentação diferente. Durante o RDtv desta terça-feira (30/04), o socialista foi enfático ao afirmar que não será vice de qualquer outro postulante ao comando do Paço. Inclusive, seu grupo político iniciou as tratativas sobre um possível nome para vice em sua futura chapa.

Leite considera que seja “natural” que outras legendas, independente de ideologia, queiram o apoio do PSB. Porém, o vereador considera que o cenário eleitoral em Santo André está consolidado, portanto, não há chances de qualquer tipo de mudança.

Newsletter RD

“O PT vai ter sua candidata (Bete Siraque). O PSDB vai ter seu candidato (Gilvan Junior). E o PSB vai ter um candidato. Em Santo André está consolidado, acho que terão poucas mudanças. Da parte do PSB não vai ter mudança, seguimos com a nossa pré-candidatura”, diz Eduardo.

Eduardo Leite negou qualquer possibilidade de migrar sua pré-candidatura para ser vice de PT ou PSDB (Foto: Reprodução/RDtv)

Nas últimas semanas, PT e PSDB fizeram movimentações para o PSB faça parte de suas alianças em diversas cidades. No caso dos tucanos, a ideia é fechar um apoio ao nome de Tabata Amaral na Capital caso tenha o apoio recíproco em outros municípios e também em 2026, nas eleições gerais.

Os petistas querem consolidar a parceria existente no Governo Federal com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB). Aqui na região, petistas e socialistas já consolidaram sua união em Diadema, Mauá e São Bernardo. Em Ribeirão Pires, a legenda está na base de Gabriel Roncon (PP). Em São Caetano o partido apoia Tite Campanella (PL). Assim como em Santo André, o PSB tem pré-candidato em Rio Grande da Serra, Akira Auriani.

Vice

Enquanto deixa de lado as disputas de outras legendas, o grupo de apoio de Eduardo Leite iniciou o debate sobre um nome para vice. Democracia Cristã, PMB e PSB realizaram a primeira reunião nesta terça-feira (30/04). Segundo Eduardo, a primeira fase deste debate será para definir um perfil que seja o mais apto para estar ao seu lado. Na sequência será definido um nome.

O pré-candidato não quer estabelecer se o nome será feminino ou não, ou se será negro, branco, asiático ou indígena. A ideia é focar as ideias e entender o melhor caminho para o município, principalmente levando em conta que o grupo já iniciou as reuniões com a população para entender as principais demandas.

Sobre isso, Eduardo Leite apontou preocupações com as questões financeiras da cidade, principalmente com os financiamentos que foram realizados nos últimos anos para garantir investimentos. O socialista também apontou a necessidade de ficar atento ao processo de privatização da Sabesp e assim evitar que a dívida que a cidade tem com a Companhia de Saneamento não seja retomada, o que pode provocar um rombo nas finanças do município.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes