
A USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) fechou a primeira turma do curso superior de Tecnologia em Segurança Pública, que já está na sua terceira semana de curso. São 25 alunos que já trabalham na área como guardas civis, policiais civis, militares e penais, bombeiros, entre outras atividades. O curso propõe aprimorar a formação destes profissionais.
Para o professor de Direito Penal, David Pimentel Barbosa de Siena, a iniciativa é a primeira do tipo entre as universidades da região, sendo exclusivo para os profissionais de segurança pública. “É um curso superior, de tecnólogo, reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) e está bem interessante. Essa é uma forma de capacitar nossos agentes do SUSP (Sistema Único de Segurança Público). Todo aquele que integra o sistema pode se matricular. Temos aulas presenciais e à distância; esse modelo híbrido foi pensado para ajudar na assiduidade dos alunos, para que eles possam acompanhar as aulas”, explica.
O curso forma tecnólogos em segurança pública e tem duração de quatro semestres. “Neste semestre eles têm aulas de investigação criminal, criminalística e uma série de outras disciplinas voltadas para a atividade fim deles”, explica o professor.
A aula inaugural foi de investigação criminal, ministrada pelo próprio professor David de Siena. Também já tiveram uma palestra com o coronel Aleksander Toaldo Lacerda, no dia 23 de março, quando ele falou sobre os quase 200 anos da Polícia Militar. O curso é vinculado à Escola de Direito da USCS e tem a coordenação da professora Cinira Gomes Lima Melo