ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Santo André homenageia Pelé com monumento no Parque Ipiranguinha

Estátua do Rei do Futebol foi instalada em frente ao local onde o jogador fez seu primeiro gol profissional (Foto: Helber Aggio/PSA)

O Rei Pelé ganhou nesta quinta-feira (04/04) um monumento em sua homenagem no Parque Antônio Fláquer (Ipiranguinha), em Santo André, cidade onde o atleta marcou seu primeiro gol como profissional.

O monumento foi confeccionado pelos artistas plásticos Fabiano Lopes e Marilda Dib, com resina e pó de mármore. Pesa 170 quilos e possui 2,73 metros de altura, incluindo a base.

Newsletter RD

Foi instalada no parque de uma forma que o Rei do Futebol olhe para o campo onde fez o primeiro gol, no dia 7 de setembro de 1956, data em que o Santos realizou amistoso contra o Corinthians de Santo André, no estádio Américo Guazzelli, situado no quarteirão à frente.

Na ocasião, o time do litoral goleou por 7 a 1. Ao substituir o craque Del Vecchio, o então menino apelidado de “Gasolina” deixou sua marca aos 34 minutos do segundo tempo. O goleiro Zaluar, do time andreense, não poderia imaginar que entraria para a história por sofrer o primeiro gol do insuperável Pelé. Zaluar faleceu em 1995.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes