Ribeirão Pires atingiu importante marca com a redução da mortalidade infantil na cidade, registrando o menor índice dos últimos 4 anos. Em 2023, o número de crianças que faleceram antes de completar um ano de vida ou natimortos com 22 semanas, ou até 500 gramas, foi de 6,7%.
O índice é calculado pelo número de óbitos de crianças até um ano de vida, sobre o número de nascidos vivos, por mil habitantes.
Entre as ações que contribuíram para o alcance da marca está a implementação do sistema nas unidades básicas de saúde que permitiu o controle das doses aplicadas em crianças com menos de 1 ano. Caso o bebê não esteja com o calendário de imunização atualizado, os agentes comunitários realizam visitas às famílias para incentivar a vacinação.
Ribeirão Pires obteve aumento na cobertura vacinal para crianças até 1 ano de idade, conforme indicadores do Previne Brasil, programa federal que destina recursos para a Atenção Primária. O município alcançou proporção de 90% de imunização no terceiro quadrimestre de 2023, com o maior índice da região do Grande ABC.
Além disso, a cobertura vacinal para crianças de um ano de idade ultrapassou as metas estabelecidas em diversos imunizantes, incluindo rotavírus, com 96,56% (meta de 90%), e pneumo 10, com 98,33% (meta de 95%), entre outras vacinas, graças aos esforços concentrados nas unidades de Atenção Primária – UBS e USFs, conforme dados do Previne Brasil.