
Agentes do Departamento de Proteção à Fauna Silvestre e Bem-Estar Animal de Ribeirão Pires participaram de treinamento especializado em contenção de animais silvestres, realizado nesta segunda-feira (01/04), no Parque Estoril, em São Bernardo.
Sob a orientação de veterinários especializados, o Curso de Contenção e Transporte de Animais Selvagens teve como objetivo a capacitação para lidar de forma técnica e segura com situações envolvendo a fauna silvestre.
Entre os instrutores do curso estão Robis Nassaro, reconhecido como referência no cuidado de animais silvestres, o Marcelo da Silva Gomes, diretor do Zoológico Estoril de São Bernardo do Campo, e Bruno Petri, do CETAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) do Parque Ecológico Tietê. Esses profissionais compartilharam suas experiências e conhecimentos afim de proporcionar aos agentes as práticas essenciais no manejo e transporte de animais selvagens.
“A capacitação é fundamental para garantir que nossa equipe esteja preparada para lidar com uma variedade de situações envolvendo animais selvagens. O curso nos proporciona as habilidades técnicas necessárias para manejar os animais com segurança, reduzindo os riscos tanto para nossos agentes quanto para os próprios animais.”, explicou o subsecretário de Fauna, Marcos Leap.
Desde sua criação em meados de 2021, o departamento ligado à Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal de Ribeirão Pires tem desempenhado um papel fundamental na conservação da biodiversidade local. Com mais de cinco mil resgates realizados em menos de três anos, a equipe tornou-se uma referência nacional no resgate, reabilitação e reintrodução de animais à natureza.