Os Correios assinaram na quarta-feira (20/03), um acordo de cooperação técnica com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para que as solicitações de benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) pelo Atestmed possam ser realizadas nas agências da estatal.
O Atestmed é um programa que incentiva a análise documental eletrônica em casos de benefícios de curta duração, de até 180 dias, ao invés da perícia médica presencial – e já representa quase metade dos pedidos da categoria. A cerimônia ocorreu no auditório da Gerência-Executiva do INSS em Fortaleza (CE).
A parceria tem como objetivo que as solicitações de benefícios por incapacidade temporária via sistema cheguem a 100% até o final de abril – e o acordo com os Correios é uma das apostas para atingir esse resultado.
Atualmente, o(a) trabalhador(a) pode enviar os documentos pelo portal Meu INSS ou dar entrada no requerimento em uma APS (Agência da Previdência Social), sem precisar de agendamento. Com o novo acordo, os(as) segurados(as) poderão comparecer a uma agência dos Correios, onde serão digitalizados o atestado médico e a documentação para a abertura do requerimento via Atestmed.
O INSS também está trabalhando para permitir que o(a) segurado(a) inicie o pedido por meio da central telefônica 135 e, depois, envie a documentação pelo Meu INSS ou se dirija a uma agência para apresentar os documentos. Nesse caso, o prazo para levar a documentação é de cinco dias.