Combater a poluição atmosférica com o foco em garantir mais qualidade de vida e saúde à população é objetivo do ProAr (Programa de Qualidade do Ar), promovido por Santo André, que de janeiro à primeira quinzena de março já atuou 156 veículos pesados, movidos a diesel, por emissão de poluentes acima dos parâmetros permitidos por lei.
As ações semanais foram retomadas no final do ano passado, intensificadas a partir de janeiro deste ano e ocorrem com apoio da GCM (Guarda Civil Municipa)l, Polícia Ambiental e PM (Polícia Militar) nos principais corredores de tráfego do município.
Até o momento, foram realizadas 24 operações, com 426 veículos vistoriados. Destes, 156 – equivalente a 36% – foram reprovados e autuados pelos agentes da autarquia. Cada infração tem o valor de 500 FMPs (Fator Monetário Padrão) e, além da multa, o condutor é orientado a realizar a manutenção do veículo, sob o risco de ser autuado novamente em outra blitz.
Os agentes que participam do projeto utilizam o opacímetro, aparelho eletrônico que mede a opacidade de fumaça emitida pelo escapamento dos veículos. O equipamento permite maior precisão na aferição da fumaça preta e imprime o relatório no ato da medição. Quando dentro dos padrões, o condutor recebe um selo de aprovação do programa.