Maior partido político da UE endossa candidatura de Von der Leyen para segundo mandato

O maior partido político da União Europeia (UE) endossou nesta quinta-feira, 7, a candidatura de Ursula von der Leyen para um segundo mandato de cinco anos à frente da Comissão Executiva do bloco. O endosso a coloca firmemente como uma das principais candidatas ao cargo mais elevado da UE.

A nomeação de Von der Leyen em uma reunião do Partido Popular Europeu (EPP, na sigla em inglês), de centro-direita, na capital da Romênia, Bucareste, ocorre antes das eleições de 6 a 9 de junho para o Parlamento Europeu, a única instituição democraticamente eleita do bloco de 27 nações.

Newsletter RD

Espera-se que o EPP continue como o maior partido na legislatura do União Europeia após a votação de junho, mas o cargo de Von der Leyen ainda exigirá a aprovação dos líderes dos Estados-membros. Quase metade dos 27 líderes nacionais da UE são integrantes do EPP.

Grupos extremistas

Em comentários após o fim da votação, Von der Leyen alertou para a ameaça imposta pelo crescimento de grupos populistas e extremistas na União Europeia, em ambos os lados do espectro político de direita e esquerda. “Os nomes podem ser diferentes, mas o objetivo é o mesmo. Eles querem destruir nossos valores e destruir nossa Europa. O Partido Popular Europeu não permitirá que isso aconteça”, afirmou a autoridade. Fonte: Associated Press.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes