Na China, novos empréstimos saltam a 4,92 trilhões de yuans em janeiro e superam expectativas

Os bancos da China ampliaram fortemente a concessão de empréstimos no mês passado, seguindo a orientação do governo de intensificar o apoio na forma de crédito para acelerar a recuperação da economia. Em janeiro, os bancos chineses liberaram 4,92 trilhões de yuans (US$ 685,24 bilhões) em novos empréstimos, valor bem acima do total de 1,17 trilhão de yuans repassados em dezembro, segundo dados publicados nesta sexta-feira, 9, pelo PBoC, como é conhecido o banco central do país.

A cifra de janeiro superou a expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam 4,5 trilhões de yuans em novos empréstimos.

Newsletter RD

O financiamento social total, uma medida mais ampla do crédito na economia chinesa, igualmente saltou de dezembro para janeiro, de 1,42 trilhão de yuans a 6,5 trilhões de yuans.

A base monetária da China (M2), por sua vez, teve acréscimo anual de 8,7% em janeiro, perdendo força ante a alta de 9,7% de dezembro. A projeção do mercado para o último mês era de avanço de 9,5%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes