Anatel aprova renúncia da Winity na faixa de 700 MHz e avaliará novo leilão

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira, 8, a renúncia da Winity à licença na faixa de 700 megahertz (MHz), adquirida no leilão da quinta geração da telefonia móvel (5G), em 2021. O relator da matéria, conselheiro Vicente de Aquino Neto, disse que apesar dos prováveis prejuízos, a decisão da Anatel reforça a segurança jurídica para o setor.

Agora, a Agência terá de avaliar quais os caminhos para a exploração da faixa. O relator disse que, primeiramente, caberá avaliar a realização de um novo leilão. “Consideramos também viabilizar a mesma faixa para a oferta de serviços por meio de autorização de uso em caráter secundário”, indicou Aquino Neto.

Newsletter RD

A Winity anunciou a renúncia no final de dezembro do ano passado. Segundo a empresa, decisões da Anatel sobre acordos comerciais de compartilhamento da infraestrutura, que eram parte do modelo de negócios pretendidos, inviabilizaram as operações. A frequência de 700 MHz foi arrematada pela Winity por R$ 1,4 bilhão.

Uma das previsões era de que a empresa cobriria 55 mil quilômetros de rodovias e 625 localidades remotas que não contam com rede de celular.

O superintendente da Superintendência de Controle de Obrigações (SCO), Gustavo Borges, afirmou nesta segunda-feira, 5, que as metas não foram cumpridas e que não há uma segunda empresa que possa assumir essa responsabilidade. “De fato teremos que fazer um novo leilão para essa faixa”, disse.

Em reunião na segunda-feira, 5, os membros do Conselho Consultivo da Anatel aprovaram carta encaminhada ao Conselho Diretor em que pedem sensibilidade sobre os impactos da renúncia.

Para eles, a decisão da Winity poderá resultar em atraso de até dois anos para as metas previstas no contrato, com necessidade de um novo leilão.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes