Bixiga retoma tradicional distribuição do Bolo de aniversário em SP

No aniversario de 470 anos de São Paulo, uma antiga tradição voltou a agitar a região do bairro do Bixiga, no centro da cidade: a distribuição do bolo quilométrico em homenagem à capital paulista.

A tradição de distribuição do bolo foi criada em 1985 por Walter Taverna, figura icônica no bairro, e o amigo Armando Puglisi, mais conhecido como Armandinho do Bixiga. No início, o bolo era formado por unidades feitas e doadas por moradores do bairro.

Newsletter RD

Em 2007, o evento foi parar no Calendário de Eventos da cidade de São Paulo. A “Festa do Bolo do Bixiga” então, ganhou ainda mais destaque e patrocinadores, além da atenção internacional. O bolo chegou a entrar no Guinness Book, o Livro dos Recordes, com o marco de maior do mundo.

Distribuído tradicionalmente no dia 25 de janeiro, na Rua Rui Barbosa, o bolo tem por tradição aumentar a cada ano, totalizando em metros a quantidade de anos que a cidade está completando.

Mesmo com a perda de patrocinadores ao longo dos nos e a suspensão das comemorações por conta da pandemia de Covid-19 e também pela morte de Walter Taverna no ano passado, a festa hoje tem realização garantida pela comunidade, voltando às suas tradições.

Para evitar confusão, a distribuição foi feita por voluntários para todos os interessados. O evento, que contou com apoio da Prefeitura, ainda teve show da velha Guarda Musical da escola de samba Vai-Vai, fundada no bairro, Bateria 013, DJ Papaleo, Trupe Baião de 2 e saída do cortejo pelo Parque do Bixiga com Charanga do França.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes