ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Rio Open confirma Marin Cilic e terá 3 campeões de Grand Slam pela 1ª vez

Pela primeira vez, o Rio Open terá três campeões de Grand Slam em sua chave. Nesta terça-feira, a organização do maior torneio da América do Sul anunciou a presença do croata Marin Cilic, que entrou com o ranking protegido. Ele se junta ao espanhol Carlos Alcaraz e ao suíço Stan Wawrinka, outros com títulos de Major no currículo.

Cilic, de 35 anos, vai disputar o Rio Open pela segunda vez na carreira. Ele tem três finais de Grand Slam na carreira. Ele foi campeão do US Open em 2014. Depois, foi vice-campeão de Wimbledon (2017) e do Aberto da Austrália (2018). O croata tem 20 títulos de nível ATP na bagagem e já foi número três do mundo, em 2018.

Newsletter RD

Atualmente, o ex-Top 10 tenta se reabilitar no circuito. Ele enfrentou diversos problemas físicos na temporada passada, disputando apenas duas competições em nível ATP, um em janeiro e outro em julho. Neste ano, esteve em quadra somente uma vez, em Hong Kong, onde perdeu na estreia.

Os problemas físicos, além de causarem sua ausência nos torneios, derrubou o seu ranking. Hoje Cilic não aparece na lista da ATP. Ele entrou na chave de simples do torneio brasileiro com o ranking protegido, expediente da ATP para dar chance aos tenistas que se afastaram do circuito por questões físicas.

Cilic entrou na lista como quarto colocado, atrás do argentino Francisco Cerundolo, do chileno Nicolas Jarry e de Alcaraz, que encabeça a lista de tenistas divulgada pela ATP. O atual campeão de Wimbledon será o cabeça de chave número 1. Depois de Cilic vem o britânico Cameron Norrie, atual campeão da competição brasileira, marcada para o período de 17 a 25 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro..

Com a definição da lista, o Brasil terá ao menos três representantes na chave principal. Thiago Wild, atual 77º do mundo, foi o único a entrar direto na chave. Gustavo Heide tem vaga garantida também por ter sido campeão da seletiva voltada para jovens atletas. E a organização vai dar um dos dois convites restantes para um brasileiro. Thiago Monteiro e o jovem João Fonseca são os principais cotados.

Confira a lista dos tenistas que entram diretamente pelo ranking:

Carlos Alcaraz (ESP) – 2º
Nicolas Jarry (CHI) – 18º
Francisco Cerundolo (ARG) – 21º
Marin Cilic (CRO) – 21º (ranking protegido)
Cameron Norrie (GBR) – 22º
Sebastian Baez (ARG) – 29º
Tomas Martin Etcheverry (ARG) – 32º
Laslo Djere (SRB) – 33º
Arthur Fils (FRA) – 34º
Sebastian Ofner (AUT) – 37º
Alejandro Tabilo (CHI) – 49º
Daniel Altmaier (GER) – 50º
Dusan Lajovic (SRB) – 51º
Yannick Hanfmann (GER) – 52º
Stan Wawrinka (SUI) – 56º
Roberto Carballes Baena (ESP) – 63º
Pedro Cachin (ARG) – 74º
Thiago Wild (BRA) – 77º
Bernabe Zapata Miralles (ESP) – 78º
Juan Pablo Varillas (PER) – 81º
Jaume Munar (ESP) – 82º
Federico Coria (ARG) – 84º
Albert Ramos-Viñolas (ESP) – 85º

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes