
Desde o início da semana, moradores de Santo André e Diadema têm enfrentado problemas sérios com picos de energia elétrica em vários endereços. O bairro Piraporinha (Diadema), por exemplo, foi um dos afetados. Quem vive na região conta na última quarta-feira (10/01) foram, pelo menos, cinco horas sem energia elétrica.
Uma das reclamantes, que prefere não se identificar, comenta que precisou utilizar os dados móveis do celular para conseguir trabalhar. “Se a energia elétrica não fosse restabelecida na próxima meia hora, eu ia ter que pegar meu computador e ir para algum lugar para trabalhar”, relata.
A moradora do bairro aponta que as casas ficaram mais de cinco horas sem luz, e a situação foi normalizada somente por volta das 16h. “Além do trabalho, tem as coisas armazenadas na geladeira e freezer, que acabam estragando. Se ficássemos mais tempo sem luz, teríamos que jogar comida no lixo”, diz ao reclamar, ainda, da demora para restabelecimento da energia elétrica.
Em Santo André, foram vários os bairros que ficaram sem energia, entre eles a Vila Alpina, Guiomar e parte da Vila Alice e Vila Bastos. O serralheiro Alexandre Moraes Gouveia, de 32 anos, morador da Vila Bastos, comenta que somente em sua casa, foram mais de três picos de energia elétrica na última semana. “É um problema que se arrasta desde o ano passado. Chamamos a Enel, eles visitam os endereços, mas logo após o problema volta a ocorrer”, afirma.
Segundo ele, a situação não acontece somente em uma rua específica, mas em diversos bairros. “É uma falta de respeito sem tamanho, afeta muitas casas. Não estamos falando de uma situação peculiar ou de somente um endereço que fica sem energia, mas sim bairros da cidade”, salienta.
Em nota enviada ao RD, a Enel Distribuição São Paulo informa que em Santo André o fornecimento de energia foi normalizado para praticamente a totalidade de clientes afetados pelas fortes chuvas com ventos de até 76 km/h que atingiram parte de sua área de concessão na última segunda-feira (08/01). A respeito do endereço em Diadema, a companhia alega que a falta de energia se deu por conta de um cabo que soltou, mas que “o problema já foi resolvido”.
Como comunicar falta de luz?
Nos casos de falta de energia elétrica, a Enel indica que os clientes priorizem os canais digitais:
– SMS para o número 27373 com a palavra LUZ, seguida pelo número da instalação sem espaços.
Exemplo: LUZ012345678.
– App Enel São Paulo
– WhatsApp Enel: (21) 99601-9608
– agência virtual do site www.enel.com.br.