Falar em política em Ribeirão é falar sobre eleição. A cidade terminou 2022 com escolha de novo prefeito, iniciou 2023 com posse a Guto Volpi (PL) e termina 2023 numa disputa com tantos capítulos quanto a quantidade de eventos turísticos. Gabriel Roncon (Cidadania) se posiciona como o principal postulante no bloco oposicionista. Mas o PT busca em Renato Foresto (PT) a possibilidade de retornar ao comando da Estância Turística.
Em 9 de janeiro, Guto inicia definitivamente sua gestão, após vencer a eleição suplementar de dezembro de 2022. Porém, a posse não significou “paz” no território político, pois a oposição seguiu buscando a inelegibilidade do filho do ex-prefeito Clovis Volpi. Porém, a Justiça definiu que o chefe do Executivo pode seguir normalmente no cargo para completar a gestão que vai até 31 de dezembro de 2024.
Enquanto isso, a Prefeitura seguia aumentando o calendário turístico. Além do Festival do Chocolate e a Feira Literária, outras ações para a cultura local e até mesmo de cultura estrangeira fizeram com 50 semanas do ano fossem ocupadas por algum tipo de ação. A cidade também recebeu a primeira iniciativa do Governo do Estado para tratar dos assuntos voltados para as instâncias turísticas.
Em relação às obras, segue em destaques da construção do Hospital Santa Luzia e o viaduto que ligará o Centro Alto com o Centro Baixo. O viaduto tem previsão de entrega para 2026. No caso do hospital, o objetivo é entregar no próximo ano. Guto Volpi intensificou conversas com o Estado para conseguir aporte para a compra dos equipamentos necessários e o futuro custeio do equipamento.
Oposição
O ano também foi marcado pela intensa troca de farpas entre o clã Volpi e Gabriel Roncon (Cidadania). O ex-vice-prefeito e candidato na eleição suplementar, passou a liderar o bloco oposicionista da centro-direita, principalmente após a redução da participação de Kiko Teixeira.
Roncon se aliou com Amigão D’orto (PSB) e já fechou a pré-chapa para a disputa eleitoral de 2024. Ao longo do ano, o político realizou uma série de vídeos para mostrar os problemas da cidade. Tal fator gerou uma série de discursos da família Volpi contra Gabriel, o que também foi rebatido.
Saindo da disputa bélica, o PT resolveu anunciar em dezembro o nome de Renato Foresto como seu pré-candidato a prefeito. O partido busca usar a figura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para criar uma terceira via na cidade.