ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Irmão de Cláudio Castro é alvo da PF em ação sobre desvios em programas de assistência social

Um irmão do governador do Rio, Cláudio Castro, sofreu buscas da Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (20/12), na Operação Sétimo Mandamento. Vinícius Sarciá Rocha é presidente do conselho de administração da Agência Estadual de Fomento (Agerio). O governador não é alvo da operação e ainda não se manifestou.

A PF investiga desvios na execução dos projetos Novo Olhar, Rio Cidadão, Agente Social e Qualimóvel entre os anos 2017 e 2020 – antes, portanto, de Cláudio Castro assumir o governo após a cassação de Wilson Witzel.

Newsletter RD

A investigação aponta fraudes a licitações e contratos administrativos de assistência social. A PF afirma que, além de desviar recursos públicos, os investigados teriam direcionado serviços indevidamente a redutos eleitorais do grupo político do governador.

A taxa de propina nos contratos variava entre 5% e 25% e, segundo a PF, os pagamentos somam mais de R$ 70 milhões.

Detalhes do inquérito são mantidos em sigilo. Os crimes investigados são organização criminosa, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro.

Os policiais cumprem três mandados de busca e apreensão expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), todos na cidade do Rio.

O STJ também autorizou a quebra do sigilo bancário e fiscal de sete investigados e o afastamento do sigilo de mensagem de seis deles.

Defesas

A reportagem entrou em contato com a assessoria do governo e aguarda resposta. Também entrou em contato com a assessoria da Agerio em busca de um posicionamento de Vinícius Rocha e aguarda resposta. O espaço está aberto para as manifestações.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes