
São Bernardo realizou nesta quinta-feira (14/12) o ato de sanção de três leis, cujas propostas trazem melhorias aos benefícios dos profissionais da Guarda Civil Municipal (GCM). Com os novos textos, as mulheres GCMs se aposentam com 52 anos e os homens com 55 anos, desde que cumpridos 30 anos de contribuição previdenciária e 25 anos de serviço na Segurança Pública.
Outro benefício é que a gratificação permanente dos profissionais por risco de vida recorrente às atividades da GCM integre a aposentadoria. Também ficou instituída a Inspetoria de Operações e Patrulhamento Especializado (IOPE), garantindo que as equipes especializadas, sendo elas a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), a Guarda Ambiental e a Patrulha Maria da Penha, não sejam descontinuadas.
A valorização dos agentes de segurança foi enaltecida pelo coronel Carlos Alberto dos Santos, secretário de Segurança Urbana. “É um dia histórico para todos nós. O reconhecimento do nosso trabalho, que demonstra o valor de cada GCM para a atual administração e para toda nossa população”.