
Fruto de parceria entre o Estado e a Prefeitura, a obra de construção da Praça da Cidadania de Diadema está bastante adiantada e deverá estar concluída até fevereiro de 2024. Para viabilizar a instalação da Praça da Cidadania, Diadema fez doação do terreno de 2.379 m². Já a obra de construção conta com investimento estadual de R$ 2,9 milhões e está sendo executada pela construtora EF Construções. A obra fica na avenida Afonso Monteiro da Cruz, ao lado do Parque Regional Oeste (rua Érico Veríssimo, 311), na região do Serraria, próximo ao Conjunto Habitacional Sanko.
A futura Praça da Cidadania de Diadema vai oferecer quadra esportiva, arena ao ar livre, pergolado e área de jogos. Na parte de qualificação profissional, haverá sala de gastronomia, sala de beleza e bem estar, sala de esterilização, sala de moda e arte, sala de informática, sala do Banco do Povo, duas salas multiuso, sala de administração, copa e lavanderia, depósito e almoxarifado, sanitários, área técnica, horta comunitária e canteiro da escola de construção civil. Pela parceria, o Estado, por meio do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo (Fussp), será responsável pelo custeio do serviço. A administração do equipamento caberá a uma Organização Social a ser escolhida por Edital, nos primeiros meses de 2024. Já à Prefeitura caberá a manutenção da parte externa do equipamento público.
Simultaneamente às obras finais, o Governo do Estado vai publicar o Edital para contratação da Organização Social que assumirá a administração do novo equipamento.