
O analista administrativo, Rosier Almeida Lima, contatou o RD para informar sobre um problema que enfrenta no Centro de São Bernardo há, pelo menos, três meses: fios caídos e soltos nas calçadas. Segundo ele, desde que a Enel – concessionária de energia elétrica – realizou troca de postes na região, cabos ficaram soltos e atrapalham a passagem de pedestres.
O problema acontece especificamente nas ruas Ernesta Pelosini, do número 145 ao 195; rua Santa Filomena, altura do número 60, e na av. Wallace Simonsen, perto da faculdade FAM. Segundo o reclamante, mesmo com as constantes reclamações, ninguém faz nada para resolver a situação, e os pedestres precisam dividir espaço com os carros nas ruas.
A região é local de acesso a uma das principais vias do estado, a av. Anchieta, e existe uma circulação de automóveis muito intensa. “Além de disputar espaço com cabos no chão e pendurados, na rua Sta Filomena os pedestres têm que desviar de uma reforma que acontece na calçada, devido a um acidente que aconteceu na quinta-feira, quanado dois postes foram derrubados”, explica.
Essa problemática afeta, principalmente, aqueles que tem dificuldades de mobilidade, deficientes físicos e idosos, principalmente durante a noite, quando a visibilidade diminui.
O RD entrou em contato com a Enel, que informou que os cabos não são de sua responsabilidade, e sim “das empresas de telecomunicação”, e informa já ter notificado para a adequação do local.