Equipes resgatam os 41 trabalhadores presos em túnel na Índia há 17 dias

Os 41 trabalhadores presos há 17 dias em um túnel que desmoronou na região do Himalaia, norte da Índia, foram resgatados em uma complexa operação, anunciou nesta terça-feira, 28, o ministro indiano de Transportes. As equipes de resgate precisaram escavar manualmente durante o fim de semana depois que a máquina de perfuração quebrou.

Uma multidão de residentes locais reunidos em torno do túnel irrompeu de alegria e gritou slogans de “Bharat Mata ki Jai”, ou “Viva a mãe Índia”, e soltou fogos de artifício em comemoração. As autoridades presentearam os primeiros trabalhadores resgatados com guirlandas feitas de flores, pendurando-as no pescoço enquanto a multidão aplaudia.

Newsletter RD

Nitin Gadkari, ministro dos Transportes Rodoviários e Rodovias, disse no X, anteriormente conhecido como Twitter, que estava “completamente aliviado e feliz” depois que todos os trabalhadores foram resgatados do túnel Silkyara em Uttarkashi após uma provação que durou 17 dias. O sucesso resultou dos “esforços coordenados de muitas agências, em uma das maiores operações de resgate dos últimos anos”, acrescentou.

Os trabalhadores foram retirados por uma passagem feita de tubos soldados que os socorristas previamente empurraram através de terra e pedras. Cada um deles passou por um exame de saúde inicial em um acampamento médico temporário instalado dentro do túnel de 13 metros de largura.

Desde o desabamento do túnel, em 12 de novembro, os trabalhos de resgate foram dificultados pela queda de escombros e os sucessivos problemas nas máquinas perfuradoras. Os homens sobreviveram graças a um pequeno duto por onde era bombeado o oxigênio e enviado comida, água e eletricidade. Na semana passada, uma câmera foi introduzida, permitindo que seus familiares os vissem dentro do túnel.

Um dos socorristas, Devender, que apenas forneceu o seu primeiro nome, disse ao canal de televisão de Nova Délhi que “os trabalhadores presos ficaram muito felizes quando nos avistaram no túnel. Alguns correram em minha direção e me abraçaram.”

Kirti Panwar, porta-voz do governo estadual, disse que cerca de uma dúzia de homens trabalharam durante a noite para escavar manualmente rochas e detritos, revezando-se para perfurar usando ferramentas manuais de perfuração e limpando a sujeira na reta final da operação de resgate.

As equipes de resgate recorreram à escavação manual depois que a máquina de perfuração quebrou na sexta-feira enquanto perfurava horizontalmente pela frente devido ao terreno montanhoso de Uttarakhand. Foram inseridos tubos em áreas escavadas e os soldados para que os trabalhadores pudessem ser transportados em macas com rodas.

A maioria dos trabalhadores presos eram migrantes de todo o país. Muitas de suas famílias viajaram para o local, onde acamparam durante dias para obter atualizações sobre o esforço de resgate e na esperança de ver seus parentes.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes