Faixa azul: avenidas Sumaré e Paulo VI, em SP, ganham espaço para motos; veja como funciona

A faixa azul para motos nas avenidas Sumaré e Paulo VI, na zona oeste da capital paulista, começam a funcionar nesta segunda-feira, 6. Com isso, a cidade chega aos 33 km de faixas azuis, que tem por objetivo aumentar a segurança e proporcionar agilidade nos deslocamentos de motociclistas nas principais vias.

O novo trecho fica entre as faixas veiculares 1 e 2 das avenidas Sumaré e Paulo VI. Ele tem início na altura da Rua Apiacás e vai até a Varginha, segue pela Paulo VI, onde inicia na Varginha e termina na Lisboa.

Newsletter RD

As vias são sinalizadas com o balizamento horizontal branco e azul e o entorno recebe placas indicativas das posições de início e término da faixa azul. A Prefeitura também instala faixas de vinil e banners educativos, que alertam sobre comportamentos necessários para a segurança, como: atenção redobrada aos pedestres, o respeito à velocidade regulamentada e sinalização antes de mudar de faixa.

As duas vias são classificadas como arteriais, com velocidade máxima regulamentada em 50 Km/h, e, segunda Prefeitura, recebem aproximadamente 3,5 mil motos diariamente.

A faixa azul é um espaço para motos, mas não é exclusivo nem obrigatório, explica a administração municipal. O objetivo da nova sinalização é “organizar o espaço compartilhado entre os automóveis e as motocicletas, pacificar e humanizar o trânsito”.

Nesta segunda, 6, a Prefeitura divulgou que o projeto-piloto da faixa azul na Avenida dos Bandeirantes, zona sul, completou um ano sem registro de morte. A sinalização, com 17 km de extensão, foi implantada no dia 6 de outubro de 2022. A taxa de adesão é alta. A média de uso das motos na faixa azul no eixo Bandeirantes/Afonso D. Taunay é de 91%.

Por não estar prevista no Código Nacional de Trânsito (CTB), a nova proposta de sinalização precisou do aval da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para ser implantada de maneira experimental, para que avaliações sobre o desempenho pudessem ser realizadas e acompanhadas pelo órgão federal.

Segundo a Prefeitura, diante do “sucesso da iniciativa”, no final de setembro deste ano, a Senatran autorizou a ampliação do projeto-piloto para mais 71 km de faixas azuis. Ainda em 2023, há previsão de inauguração de mais sete trechos de faixa azul.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes