ABC - terça-feira , 30 de abril de 2024

Saia longa: da peça fashion para o curinga do armário

Antes que a tendência caia de vez, o jeito é aproveitar o inverno para abusar das saias longas / Foto: Um Ano Sem Zara e De Repente Tamy

Estampada, lisa, volumosa ou reta. Feitas de viscolycra, poliéster ou até mesmo seda. A saia longa vem fazendo a cabeça da mulherada há cerca de dois. Para Marcelo Pedrozo, coordenador de moda do Senac Moda Informação, a saia longa vai permanecer na coleção de inverno mas tende a declinar no próximo verão, “A alteração na saia longa para o verão 2013 é ficar mais curta na frente, o que beneficia a mulher brasileira” explica o especialista.

Pedrozo ainda explica que agora a saia longa começa a ganhar um conceito diferente, “Ela passa da peça fashionista para a peça curinga no armário”. Conforme o especialista, é difícil imaginar uma peça no guarda-roupa feminino que não fique bem com a saia até a altura dos pés.

Newsletter RD

Restrições
No entanto, Pedrozo alerta para alguns fatores essenciais na hora de escolher a saia longa ideal. O primeiro a ser observado é a altura da pessoa. Segundo ele, para a altura média da mulher brasileira, que gira em torno de 1,65 metros, o ideal é uma saia de shape slim, ou seja, sem muita roda e mais reta.

Outros truques para as baixinhas que a professora da Escola de Moda Sigbol Fashion, Simone Santos, passa é, além de escolher saias com o corte evasê um pouco mais seco, usar saias longas de cintura alta. “Peças do mesmo tom, cintos e colares grandes ajudam a dar uma alongada”, completa a professora.

A dica para fugir do look hippie que a saia até os pés inspira é, conforme Pedrozo, evitar volume, roda e estampa e apostar na saia de viscolycra. Se possível colocar um salto e um top mais justo. Para Simone, vale também investir na blusa de tecido fino.

Inverno
Antes que a tendência caia de vez, o jeito é aproveitar o inverno para abusar das saias longas, já que no Brasil a estação não é tão rigorosa a ponto de impedir o uso de saias. A recomendação de Pedrozo são blasers ou camisas do tipo masculino ou casaquinhos do tipo alfaiataria com um botão apenas, “Ficam ótimos em período outonal”.

Isso por que, segundo Pedrozo, no inverno as saias longas vão ser de tecido e corte com cara de alfaiataria masculina, “Mas dá tranquilamente para usar no dia a dia” finaliza. (Colaborou Nathália Blanco)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes