A Fundação Santo André promoverá neste sábado (28/10), a partir das 8h, o Dia da Responsabilidade Social, através do ‘FundAção Cidadania’. Em seu Campus, a universidade vai promover o atendimento à comunidade com oficinas, workshops, palestras e os mais diversos tipos de serviço como forma de promover a ação social e ao mesmo tempo fazer com que os alunos pratiquem aquilo que foi ensinado em sala de aula.
Em entrevista ao RDtv nesta sexta-feira (27/10), a professora doutora Andrea Quintão, pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, ressaltou a necessidade de atender a demanda existente na comunidade andreense, principalmente após os problemas e desafios acrescidos após a pandemia do Covid-19.
“Hoje surgiu a demanda da gente sair extramuros da Fundação. E juntando com isso, desde 2019 a Fundação tem recebido um selo de responsabilidade social, que é fornecido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Por causa disso, resolvemos terminar a semana do nosso Simpósio de Atividades de Pesquisa e Extensão (Sapex) com um dia de cidadania”, explicou.

Diversas áreas estarão envolvidas com a ação: Educação; Meio Ambiente; Psicologia; Direito; Economia; Engenharia; Arquitetura; Ciências Biológicas; Tecnologia da Informação; Empreendedorismo; Contabilidade; e outras.
Durante a programação serão realizados tours pelo Campus para que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer toda a infraestrutura da Fundação Santo André. Na área de psicologia, os alunos vão oferecer serviços de orientação sobre Saúde Mental e Rodas de Conversa sobre Violência Doméstica e Prevenção ao Suicídio.
Os alunos do Direito vão dar orientações jurídicas para os mais diversos temas. O pessoal da Educação vai ensinar a produção de brinquedos feitos em papel, além de outras oficinas de arte. O curso de Ciências Biológicas vai realizar diversas oficinas sobre Plantas, animais e sobre a água.
Segundo Andrea, o objetivo é que a ação seja semestral e que não fique apenas dentro dos muros da Fundação. “A ideia é que a partir do ano que vem a gente leve esse FundAção Cidadania, esse Dia da Responsabilidade Social, para outros locais dentro de Santo André. Levar ao público, levar para as pessoas que possivelmente não possam vir até nós”, explicou.