Edimilton Barros, de 62 anos, entrou em contato com o RD para informar sobre um problema que tem enfrentado com a empresa de telefonia Vivo, nos últimos meses. O reclamante conta que ele e seu filho sempre realizaram o pagamento das faturas de planos pós-pago, telefone fixo e internet, com as cobranças que chegavam em sua casa, no formato impresso. Acontece que a empresa parou de enviar a conta nas residências e, desde então, a situação tem sido um problema.
As últimas cobranças, seu filho (Eliel Barros) até conseguiu processar o pagamento virtualmente, mas desde as últimas semanas não consegue acessar a última conta. “Antes, com muita dificuldade, ele conseguia imprimir pelo site, mas agora parece a mensagem que o pagamento só pode ser feito pelo aplicativo. Preciso que minhas faturas sejam entregues no meu endereço antes da data de vencimento. Não aceito ter que arcar com um serviço e custo (papel e tinta), para fazer o que é obrigação da Vivo”, reclama.
A empresa não envia mais o documento através dos Correios, e alega que é preciso fazer o procedimento através do aplicativo, porém, nos celulares, há quem enfrente dificuldades.
Eliel alega que abriu diversas reclamações através do site Reclame Aqui e outras plataformas de defesa do consumidor. A resposta da empresa é que as contas serão enviadas via Correios, mas o mesmo acontece esporadicamente. “Isso não pode acontecer só de vez em quando. Meu pai é idoso, ele não tem tanta familiaridade com o universo digital como nós temos”, reclama Eliel.
A família também reclama da falta de assistência da empresa, tendo em vista que o e-mail de contato dos mesmos se encontra errado no sistema da operadora.
O que diz o Procon?
Ao RD, o Procon Santo André esclarece que a prática de alteração unilateral do contrato, deixando de emitir as contas por meio do correio e encaminhando por app ou e-mail, é considerada abusiva. “O consumidor idoso é considerado vulnerável, podendo exigir o cumprimento do contrato”, informa a nota. Em casos como estes, é suma importância que o consumidor entre em contato com o PROCON através dos canais: procon@santoandre.sp.gov.br ou através do contato 3356-9200.
Os atendimentos também poderão ser feitos de maneira presencial de segunda a sexta, das 8h às 16h, mediante agendamento pelo link http://www.santoandre.sp.gov.br/agendamento.
Questionada, a Vivo informou que entrará em contato com Edmilton para resolver o problema, “A Vivo informa que entrará em contato com o cliente para solucionar a questão.”