Atleta de São Bernardo e da Seleção brasileira, Alexia Assunção, de 21 anos, entrou para a história e garantiu medalha inédita para o País na categoria 200m costas na natação dos Jogos Pan-Americanos 2023, em disputa em Santiago, no Chile. Em sua primeira participação no torneio continental, ela, que treina no Sesi unidade São Bernardo, completou a prova com o tempo de 2min13s31, conquistando o bronze. É o primeiro pódio brasileiro nos 200m costas na história do torneio.
Em sua estreia, Alexia mostrou grande performance na piscina, surpreendendo adversários fortes da modalidade. A prova foi vencida pela norte-americana Helen Noble e com direito a novo recorde pan-americano: 2min08s03 – a prata ficou para a compatriota Reilly Tiltmann, computando 2min12s79.
Alexia treina desde o início de 2022 em São Bernardo, aos comandos de Fernando Vanzella como técnico. O município tem parceria com atletas, mesmo os que treinam em clubes particulares, que competem complementarmente nos Jogos Abertos do Interior e nos Regionais com o brasão da cidade. A nadadora é exemplo disso: foi campeã dos Abertos – disputados em São José do Rio Preto – na semana que antecedeu o embarque para o Pan.
Multicampeã brasileira e sul-americana de categoria nas provas de costas, medalhista em campeonatos sul-americanos e campeã brasileira em torneios absolutos, Alexia é recordista brasileira nos 200m costas em piscina curta no Troféu José Finkel 2022, superando, inclusive, a marca que era da renomada Joanna Maranhão. Tem participação no Mundial Júnior em 2019 e do Circuito Internacional Mare Nostrum, em Barcelona, na Espanha, neste ano, onde ganhou a medalha de bronze.
Alexia destacou o momento mágico alcançado pelo feito histórico. “Vivi um momento que vou levar para toda a vida. Conquistar medalha no meu primeiro Pan é simplesmente inacreditável. A sensação de superar desafios, de me dedicar incansavelmente a este esporte que tanto amo, e finalmente ver o resultado é indescritível. Espero que esta conquista inspire outros a seguir seus sonhos e acreditar que o impossível é possível”, frisou a atleta, em seu perfil nas redes sociais.
REVEZAMENTO – Colega de clube e de São Bernardo, a atleta Lorrane Ferreira nadou os revezamentos 4×100 livre feminino e misto nas eliminatórias. A equipe brasileira obteve ouro na categoria revezamento misto e bronze no revezamento livre feminino. Embora não tenha atuado nas finais, a atleta também é reverenciada com medalha. Lorrane compete nesta terça-feira a prova individual dos 50m livre.
DEMAIS MODALIDADES – São Bernardo contabiliza sete atletas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Além de Alexia e Lorrane, na natação, tem ainda Julia Karla Goes e Matheus Gonche. Nas demais modalidades, a cidade registra Alan Christian de Falchi (atletismo/lançamento de disco), Leonardo Tercariol, o Ferrugem (handebol), e Mateus Belloto (escalada).