EUA colocam 2 mil soldados a postos para mobilização rápida no Oriente Médio

Em resposta à escalada do conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, ordenou a preparação de 2 mil soldados e várias unidades com capacidade para uma rápida mobilização, caso seja necessário, informou o Pentágono em um comunicado, nesta terça-feira, 17.

“Nenhuma decisão foi tomada sobre a mobilização de forças (na área) neste momento”, esclareceu o comunicado. Segundo a imprensa americana, as tropas cobririam funções de apoio, como assistência médica e manipulação de explosivos.

Newsletter RD

Além disso, Austin aprovou a prorrogação da permanência na área do grupo de ataque do porta-aviões Gerald R. Ford, dentro da sexta frota operacional das forças navais dos EUA. O grupo de ataque, que foi enviado para a região, estava no final do seu destacamento de seis meses e o Pentágono decidiu prolongar sua estadia. No sábado, 14, os EUA enviaram um segundo porta-aviões “para dissuadir ações hostis contra Israel”, disse Austin na semana passada.

A medida foi anunciada no momento em que o presidente americano, o democrata Joe Biden, prepara-se para embarcar para Israel, na quarta-feira, 18, para expressar o apoio explícito de Washington a seu principal aliado na região. Biden terá a missão de evitar que a escalada da guerra na Faixa de Gaza se alastre e gere um conflito mais amplo no Oriente Médio. Ele também visitará a Jordânia para se reunir com líderes árabes e negociar a abertura de um corredor humanitário.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes