
São Caetano sancionou na terça-feira (03/04), a Lei Complementar nº 31 que cria o Novo Estatuto da GCM (Guarda Civil Municipal), e reorganiza a administração e a conduta e disciplina da corporação.
A lei foi assinada durante a cerimônia pelos 70 anos da GCM, na terça-feira (3/10), no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Drª Zilda Arns, e publicada no DOE (Diário Oficial Eletrônico) nesta quarta-feira (4/10).
O Novo Estatuto da GCM faz parte do Programa São Caetano Mais Segura, maior pacote de segurança da história da cidade, lançado por São Caetano no final de agosto e que tem investimento de R$ 70 milhões.
A sanção da lei foi festejada por toda a GCM de São Caetano, como constata a GCMF 1ª classe Vanessa Herrera Pacheco, 45 anos, há 24 anos na corporação. Vanessa se formou na primeira turma de guardas mulheres e atualmente é chefe da Divisão Operacional, que trata do planejamento de operações, ordens de serviços, estatística e a Atividade Diferenciada.
São Caetano Mais Segura
Além do Novo Estatuto da GCM, o São Caetano Mais Segura contempla itens como a nova frota de 27 viaturas para a GCM; concurso público para contratação de 94 guardas; criação de ferramentas de valorização para o GCM, como Bonificação de Resultados e a Tropa Especial; a ampliação da Atividade Diferenciada; e o aumento de 76% no Vale-Refeição da corporação.