O ‘Dia do Cliente’ será celebrado nesta sexta-feira (15/09) e estabelecimentos preparam ações específicas para atrair e/ou fidelizar os seus consumidores. Porém, existe a necessidade de seguir com essa aproximação no dia a dia. É o que aponta o professor dos cursos técnicos da área de Gestão e Negócios do Senac São Bernardo, Nelson Adriano Brazys, em entrevista ao RDtv nesta quinta-feira (14/09). O especialista reforça que quem vende precisa trazer algo especial para os clientes no dia a dia.
“O tratamento especial nesse dia vai fazer muita diferença, o ser humano adora isso, ele gosta do tapinha nas gostas, do reconhecimento, de ser chamado pelo nome. Ele gosta de ser lembrado pelo fato de frequentar constantemente aquele estabelecimento. E mesmo aqueles que vão pela primeira vez, eu acho que o tratamento especial é o mais importante”, iniciou.
Brazys alerta que houve uma mudança na relação entre cliente e vendedor nos últimos anos. O cliente está cada vez mais no comando das ações e gosta de ser tratado de maneira especial e natural. O especialista aponta que atualmente esse relacionamento é orgânico, ou seja, quem vende precisa entender as expectativas de quem vai comprar, as necessidades dessa pessoa e o tipo de experiência que ele quer ter.
Assim, o professor aponta que em alguns momentos é necessário fidelizar os clientes antes de pensar na venda em si. “Por exemplo, você pode disponibilizar o sinal de internet para o cliente. Muitas vezes esse cliente quer fazer uma comparação de preços e muitas lojas não disponibilizam isso. Então é preciso ter um entendimento diferente”.

Outro ponto apontado é a necessidade de uma comunicação menos invasiva. Deixar o cliente ter o poder de escolher e depois auxiliá-lo caso ele precise de alguma ajuda ou que tenha alguma dúvida. “Muitas vezes os clientes sabem mais do produto do que o vendedor, então é preciso entender isso para conseguir vender no dia a dia.
Tais situações também são vivenciadas em salas de aula no Senac, a fim de evitar constrangimentos e fazer com que esse aluno possa aprender a se comunicar de uma maneira que não seja invasiva, que não tenha uma pressão.
Aliás, o professor alerta que os próprios líderes dessas empresas precisam aprender com este ponto, melhorando a sua preparação e sabendo ensinar de uma maneira melhor os seus funcionários sobre como ter essa relação com o cliente, independente de datas especiais ou não.