A ouvidoria de Santo André, responsável por receber, examinar e encaminhar denúncias, reclamações, elogios, sugestões, solicitações de informações e pedidos previamente protocolados, referentes a procedimentos e ações de agentes públicos, órgãos e entidades municipais, apresentou crescimento de 30,8% no número de acionamentos realizados no primeiro semestre de 2023, na comparação com o mesmo período de 2022. Foram 11.728 solicitações neste ano contra 8.964 no ano passado.
Em entrevista ao RDtv, o ouvidor de Santo André, Ronaldo Martim, comenta que esse aumento ser deve a ampliação da divulgação dos serviços da Ouvidoria em diversos eventos da cidade. “Estamos com um projeto piloto de ouvidoria itinerante, em que iremos fazer um trabalho nas feiras livres do município, mas já prestamos serviços no Arraial Solidário, na Feira da Fraternidade e, o aumento da divulgação das nossas atividades, faz o número de reclamações e solicitações crescer”, conta.
Martim destaca que o setor da saúde costumava ser o campeão de reclamações na Ouvidoria, mas com a pandemia e o aumento dos investimentos na área, outras reclamações tomaram frente. “Atualmente, o maior número de solicitações está relacionado a zeladoria urbana, como poda de árvores e buracos nas vias da cidade. No começo do ano, por exemplo, as reclamações em relação ao IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), seja por falta do recebimento do carnê ou até a falta de desconto para aposentados eram maioria”, afirma.
Nesta quarta-feira (30/08), a Ouvidoria de Santo André completa 24 anos e, as inovações para melhorar a qualidade de atendimento não param. “Neste atual mandato, que termina no final de 2024, estamos criando uma série de projetos e modernizações”, diz. Exemplo disso é a mudança e modernização de todos os computadores, impressoras, telefones e até a implementação de salas multimídias para reuniões virtuais na Ouvidoria, conforme cita o ouvidor.
Martim expõe ainda que uma iniciativa voltada para a denúncia de assédio dentro das instalações públicas municipais será implementada. “Assinamos parceria com a Associação Brasileira de Ouvidores e com a Ouvidoria do Ministério Público do Estado de São Paulo, para a criação de um programa de prevenção e combate ao assédio no local de trabalho. A Ouvidoria passará a ser o órgão que receberá todas as denúncias por meio de um canal exclusivo, e nós que iremos encaminha-las para os órgãos internos para que as devidas punições e prevenções sejam tomadas”, finaliza.
Para acionar os serviços da Ouvidoria de Santo André, basta enviar a reclamação para o e-mail ouvidoria@santoandre.sp.go.br, por telefone (11) 4437-1150, pelo site portais.santoandre.sp.gov.br/ouvidoria/ ou presencialmente no endereço rua Dona Elisa Fláquer, 37, Centro.