ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Nos EUA, tempestade tropical ganha força enquanto se aproxima da Flórida e pode virar furacão

A tempestade tropical Idalia ganha força e velocidade neste domingo (27/8), à medida que se move em direção à costa do Golfo da Flórida, e pode atingir o status de furacão de categoria 1 na quarta-feira, disse o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês). No sábado, 26, o governador Ron DeSantis já havia declarado estado de emergência para cerca de 30 condados ao longo do Panhandle e outras partes da Flórida.

Idalia passou de uma depressão tropical a uma tempestade tropical no domingo, enquanto se movia sobre partes da Península de Yucatán, no México e no oeste de Cuba, provocando alertas de enchentes e deslizamentos de terra nos locais. A previsão é de tempestades perigosas, chuvas torrenciais e ventos fortes para a Costa do Golfo e na região de Panhandle, na Flórida. A tempestade deverá permanecer a oeste do arquipélago de Florida Keys.

Newsletter RD

Também é provável que fortes chuvas atinjam partes do sudeste dos EUA no meio da semana, disse o NHC. Partes da Flórida e do sul da Geórgia também deverão sofrer precipitações intensas de terça a quarta-feira, de acordo com o previsto. Fortes chuvas chegarão às Carolinas do Norte e do Sul na quinta-feira. Ainda são esperadas inundações urbanas em partes da costa oeste da Flórida, em Panhandle e em partes do sudeste dos EUA, à medida que a tempestade se dirige para o norte, completou o NHC.

As previsões indicam que Idalia não atingirá a força destrutiva do furacão Ian, que chegou à Flórida no final de setembro como uma tempestade de categoria 4 com ventos máximos sustentados de 240 quilômetros por hora. O furacão causou a morte de ao menos 130 pessoas.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes