Consórcio sedia o primeiro encontro dos conselhos de patrimônio do ABC

Imagem de Nossa Senhora das Graças, no bairro Serraria, em Diadema, um dos monumentos que o conselho da cidade quer proteger. (Foto: George Garcia)

Acontece na terça-feira (29/08) o primeiro encontro regional dos conselheiros de patrimônio da região. O objetivo é trocar experiências e buscar ações sobre como dar mais visibilidade ao trabalho dos conselheiros e também estimular ações de preservação dos patrimônios históricos das sete cidades. “As instituições, organizações e conselhos ligados ao meio ambiente são mais articulados, porque as pessoas enxergam melhor a importância do meio ambiente, já quanto à nossa história isso é mais difícil”, avalia Loli Gagliardi, do Conselho do Patrimônio Histórico de Diadema e uma das palestrantes no encontro regional.

Loli vai apresentar 14 exemplos de atuação do conselho, apresentando os êxitos e os fracassos da instituição que nem sempre consegue fazer com que as ações necessárias para a proteção de prédios, monumentos e áreas de importância histórica sejam tomadas. “Estivemos esta semana no local da última olaria da cidade junto com o pessoal da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e constatamos que o que restava dela desabou. Não foi culpa de ninguém, foi a ação do tempo e a falta de providências para proteger aquilo que era muito importante para a história da cidade, que antes da emancipação era uma região de olarias”, explica.

Newsletter RD

Loli também vai falar da necessidade de preservação da imagem de Nossa Senhora das Graças, uma estátua de quase 10 metros de altura que é uma referência religiosa para os católicos e também histórica para a cidade. O Conselho se preocupou com ela quando da construção de um atacadista, do outro lado da avenida Ruyce Ferraz Alvim, onde ela está há mais de 50 anos. Também na mesma área, parte da chácara que pertenceu ao jurista Miguel Reale, um dos responsáveis pela escolha do nome do município, também foi ocupada pelo empreendimento comercial, restou do imóvel histórico apenas a casa do caseiro e um pouco da vegetação. A prefeitura pretende fazer no local um espaço voltado para a educação ambiental. “Nós queremos que também seja um espaço para a educação sobre o patrimônio histórico”, diz Loli sobre a nova luta do conselho.

O estado de ruínas do Observatório Astronômico, no Jardim Inamar, o único do tipo na região metropolitana depois da Capital, é outra parte da apresentação da representante do conselho. Ela diz que o local foi esquecido como também foram outros imóveis importantes para a região. “A história do ABC não é só de Paranapiacaba, todas as cidades têm suas peculiaridades. Esse evento regional vai ser importante para a troca de experiências, para que cada conselho saiba o que o outro está fazendo, sobre os acertos e sobre os erros. Todo mundo vai apreender muito”, avalia a palestrante de Diadema.

“Temos uma população formada por migrantes, muitos não tiveram conhecimento da história, não tiveram apego ao local onde moram. É isso que precisamos mudar; mostrar que preservar a história é tão importante quanto preservar uma árvore e a sociedade civil precisa também se envolver nas decisões. Eu e o Osmir (Pereira da Rocha) vamos mostrar o trabalho que fizemos. Espero que desse encontro possa surgir um Conselho Regional do Patrimônio com troca de ideias e inspiração para outras pessoas. Eu amo meu trabalho, mas o problema é incentivar outras pessoas, principalmente os jovens, a participarem também da defesa do patrimônio histórico da sua cidade. A nossa obrigação é deixar esse patrimônio preservado para as cidades”, completa a conselheira.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes