ABC cria Fórum do Turismo Regional com desafio de fazer o diagnóstico do setor

Cesar Ferreira, diretor do Sehal e vice presidente do Fórum Regional de Turismo, e Daniela Flores professora da USCS e presidente do fórum. (Foto Divulgação)

Em evento nesta sexta-feira (15/03) no Consórcio Intermunicipal foi criado o Fórum Regional do Turismo, uma exigência do Governo Federal e também do Estado para a organização das cidades quanto ao tema. Durante o evento foi eleita a diretoria deste fórum, que terá a professora da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Daniela Flores, como presidente e Cesar Ferreira, do Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do ABC) como vice. Um dos maiores desafios nessa fase inicial dos trabalhos é fazer um diagnóstico do setor na região com dados como o número de hotéis, quantos turistas atrai e qual o perfil deste turista e quanto o turismo representa em recursos para a região.

Com organização do Consórcio, das prefeituras e da Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC, o Fórum é a IGR (Instância de Governança Regional) responsável pela Região Turística ABCTur. A organização formal das regiões é uma exigência do Ministério do Turismo. Para Paulo Tinoco, que é secretário geral da Aethal (Associação das Empresas de Turismo e Hospedagem e Alimentação) o fórum vai estabelecer um diálogo diferenciado por todos os segmentos que fazem parte dele e com as esferas de governo.

Newsletter RD

“Agora podemos discutir formas de como desenvolver o turismo sustentável na região, até já começamos a falar em um Observatório Regional do Turismo. A região tem muito a se explorar. O turismo é muito mais do que a Serra do Mar ou a vila de Paranapiacaba, tem muito que se explorar em todas as cidades e não apenas quanto aquele turismo voltado à natureza, mas também ao turismo de negócios, daí a necessidade de uma rede hoteleira bem preparada, Hoje os hotéis estão concentrados em Santo André e São Bernardo, mas outras cidades também podem e precisam ter estrutura”, diz Tinoco.

Rede hoteleira está concentrada em Santo André e em São Bernardo, que tem o Pampas Palace Hotel, um dos mais tradicionais da região. (Foto: Divulgação)

O secretário da Aethal diz que há investimentos a médio e longo prazo que já entram na estratégia de trabalho do Fórum Regional do Turismo. “Em Diadema, por exemplo, temos o polo de cosméticos, que atrai turismo de negócios. O projeto que se desenvolve em parceria com a USCS também é importante e pode trazer de volta para a região da Billings a vocação turística”, diz. Ele se refere ao projeto que envolve também a Sabesp para a criação de uma escola de vela, um ancoradouro e o desassoreamento do braço Grota Funda da represa.

Tinoco diz que o fórum vai criar agora grupos temáticos e já em abril acontece a primeira reunião de trabalho. “Considero que fazer um levantamento de quanto o turismo movimenta de dinheiro na região é importante, como também saber quantos trabalhadores emprega, qual a real estrutura da rede hoteleira e também pensar em espaços para eventos grandes como convenções e feiras de negócios”, avalia. No centro desta discussão com os poderes públicos estão as empresas ligadas ao turismo, são essas empresas que vão apresentar os gargalos e o fórum vai levar a demanda para o Estado e para o Ministério do Turismo. “Já temos dois interlocutores que farão esse trabalho. Ainda não temos ideia se o governo federal tem algum recurso para disponibilizar, se tiver vamos buscar”, completa Tinoco.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes