Grande oscilação de temperatura no ABC traz impactos na saúde

Mudanças climáticas têm impactos significativos na nossa saúde física e mental (Foto: Freepik)

Nesta semana, o calor tomou conta de grande parte do Brasil, com termômetros acima dos 30º no ABC e até 40º em algumas cidades de São Paulo. Já no fim de semana, haverá uma grande queda, com máximas de 15º.

As mudanças climáticas frequentemente trazem consigo oscilações bruscas de temperatura, que não apenas afetam nosso conforto, mas também têm impactos significativos na nossa saúde física e mental.

Newsletter RD

De acordo com Renan Iegoroff, neurologista e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Respiratória na Atenção Primária à Saúde do Centro Universitário FMABC, não é apenas a queda de temperatura que afeta nossa saúde, mas também a alteração na quantidade de luz solar, o que influencia nosso ciclo circadiano. Essas mudanças podem levar a variações de humor e sonolência.

Além disso, a saúde respiratória é particularmente afetada “Com a queda de temperatura, tendemos a passar mais tempo em ambientes fechados, o que favorece a disseminação de vírus respiratórios e aumentam os episódios de infecções”, destaca o médico.

A falta de chuva também resulta em ar mais seco e poluído, piora a qualidade do ar e aumenta o risco de complicações respiratórias.

Grupos de maior risco

De acordo com o médico, indivíduos com doenças crônicas, especialmente aquelas que afetam o sistema imunológico e pulmonar, estão em maior risco durante variações extremas de temperatura. Crianças com esquemas vacinais incompletos também são vulneráveis, pois a circulação de vírus pode aumentar. Além disso, idosos e pessoas que residem em Instituições de Longa Permanência precisam de atenção especial devido às características do sistema imunológico e ao risco de desidratação.

Precauções e dicas

Com tantas mudanças repentinas, é importante que nosso corpo esteja preparado. Hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividade física, são fundamentais.

Renan enfatiza a importância de cuidar do nosso organismo em todos os momentos, não apenas durante variações extremas de temperatura. Durante esses períodos, ele recomenda aumentar a ingestão de água, manter o ambiente bem umidificado e limpo para reduzir a sobrecarga das vias aéreas e considerar o uso de umidificadores eletrônicos. Além de estar vacinado com as campanhas anuais. “A circulação de vírus pode aumentar, mas se você estiver protegido, estará ganhando” complementa.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes