ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Serviços do Desenvolvimento Econômico serão centralizados em Diadema, diz Strama

Marcelo Strama assumiu o comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho em Diadema, e agora busca atender aos pedidos feitos pelo prefeito José de Filippi Jr. (PT). Ao RD Momento Econômico desta quarta-feira (23/08), o gestor falou sobre algumas das ações já planejadas para transformar a cidade em uma “porta de entrada” para São Paulo, entre elas, a centralização dos serviços de empreendedorismo em um local.

A ideia é que a nova sede da Secretaria, que será anunciada nos próximos dias, tenha uma série de ações e serviços para os empreendedores e trabalhadores do município. Segundo Strama, o local contará futuramente com os serviços do: Diadema + Cooperativa e Solidária; Incubadora Pública de Empreendimentos Populares e Solidários (IPESPS); Emprega Diadema; Sebrae; Banco do Povo; o escritório regional da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo); e a sede do Polo de Cosméticos.

Newsletter RD

Haverá também uma Sala do Empreendedor e a cidade busca uma parceria com o Governo Federal para integrar o Emprega Diadema com o Sistema Nacional e Emprego (Sine). Não há data ainda firmada para que todos os serviços estejam centralizados, pois ainda passará por um processo licitatório.

Em outubro, a cidade quer anunciar o lançamento de uma linha de crédito junto ao BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), com parcerias com o Fiesp e Ciesp. Inclusive o secretário revelou o convite feito ao presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), para que participe da ação, junto com o presidente do Banco, Aloizio Mercadante. Assim fomentando os grandes empresários, enquanto os pequenos empreendedores poderão buscar crédito através do Banco do Povo.

Strama considera que pegou um caminho já pavimentado dentro da Prefeitura, o que ajudará nas ações necessárias para o Desenvolvimento Econômico da cidade (Foto: Dino Santos/PMD)

Ainda haverá uma reunião com os integrantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para que possa ser realizada uma parceria para promover a cidade de Diadema como um polo para futuros investimentos, assim demonstrando as vantagens de se apostar na área econômica do município.

“Nosso objetivo é apresentar Diadema como a porta de entrada para o Estado de São Paulo. Portanto, se o Estado de São Paulo é a porta de entrada para o Brasil, Diadema é a porta de entrada para São Paulo e não deixa de ser para o Brasil. Por que eu coloco isso: Aqui temos uma Administração clara e transparente, aprovada pelo Parlamento, onde deixa muito transparente todas as regras de incentivo fiscal para a instalação de novos investimentos”, iniciou o secretário.

“Com uma legislação clara e transparente, um ambiente jurídico seguro e com empresários, que já se servem dessa legislação, sabem que funciona na prática não só para novos investimentos, mas também para a manutenção das empresas no local”, concluiu Strama.

Outro ponto dito pelo secretário é a busca por um Centro de Inovação Tecnológica que possa aumentar o potencial do Polo de Cosméticos, assim não apenas tratando das empresas já existentes, mas também para atrair novos investidores do setor.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes