Alef Manga confessa ter recebido R$ 45 mil em esquema de apostas e promete ajudar a Justiça

Alef Manga, um dos envolvidos no esquema de manipulação de resultados no futebol brasileiro, confessou nesta quarta-feira ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ter participado do esquema de receber dinheiro em troca de levar um cartão amarelo. O atleta, ex-Coritiba e que hoje está no Chipre, mostrou arrependimento e se colocou à disposição da Justiça na busca pelos envolvidos.

Alef Manga recebeu R$ 45 mil dos apostadores no esquema intermediado pelo lateral Diego Porfirio, seu ex-companheiro de equipe. O jogador está no Pafos FC por empréstimo e admitiu a possibilidade de devolver a quantia recebida.

Newsletter RD

“Ele (Porfírio) veio até mim no quarto, me chamou para conversar para eu tomar o cartão amarelo. Veio conversar, eu falei que não queria fazer, não queria, não queria, mas depois acabei aceitando. Falou para mim que o rapaz ia depositar o dinheiro depois do jogo. Fomos para o jogo, aconteceu que eu tomei o cartão amarelo. Depois da partida, ele me comunicou que tinha falado com o pessoal para que pudessem depositar o dinheiro. Ao longo da semana, não depositaram o dinheiro na minha conta. Falei com o Porfírio que eu queria o contato do rapaz para saber o motivo de não terem depositado”, disse o atacante no depoimento.

O atacante se diz muito arrependido pelo o que aconteceu. “Eles começaram a insistir, depois no CT e no telefone, para que eu tomasse o amarelo contra o Corinthians, que o valor ia ser dobrado. Nesse caso eu falei que não queria fazer mais, estava muito arrependido pelo que fiz. Depois ele falou que, quanto mais ele juntasse jogadores para tomar cartão, ele ganhava mais dinheiro de comissão. Não sei o valor, eu não falei com os apostadores, não tive contato com ninguém. Foi de fato o que aconteceu. Estou aqui para deixar bem claro que estou à disposição de vocês para devolver o dinheiro”, afirmou.

Alef Manga teria aceitado receber o cartão amarelo na partida com o América-MG, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2022. Ao ser identificado pelo Ministério Público de Goiás, o jogador foi afastado do Coritiba e emprestado ao Pafos.

Dadá Belmonte, Igor Cariús, Jesus Trindade, Pedrinho, Sidcley e Thonny Anderson são os outros jogadores que se tornaram réus nesta nova fase. No caso de Cariús, houve uma reviravolta. O atleta do Sport chegou a ser julgado e absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), mas o juiz Alessandro Pereira Pacheco entendeu que a nova denúncia apresentada pelo MP não é “mero desdobramento” da última fase da Operação e por isso o jogador se tornou réu.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes