ABC - terça-feira , 30 de abril de 2024

Bolsas de NY fecham em queda após proposta de regulação bancária, PIB e rumores sobre BoJ

As bolsas de Nova York fecharam em baixa, diante da recepção negativa no mercado para uma proposta do Federal Reserve (Fed) de endurecimento de regras de capital para bancos. A cautela foi amplificada por relatos de que o Banco do Japão (BoJ) pode ajustar a política de controle da curva de juros, no mesmo dia em que o Produto Interno Bruto (PIB) levantou dúvidas sobre a esperada pausa no aperto do Federal Reserve (Fed).

O índice Dow Jones fechou com queda de 0,67%, a 35.282,72 pontos; o S&P 500 caiu 0,64%, a 4.537,41 pontos; e o Nasdaq recuou 0,55% a 14.050,11 pontos.

Newsletter RD

Depois de uma abertura positiva, as bolsas se firmaram em terreno negativo ao longo da tarde, em meio à reunião do Fed sobre a regulação. A Financial Services Forum, entidade que defende os interesses dos grandes bancos americanos em Washington, disse que as propostas apresentadas hoje aumentariam os custos do governo dos EUA e reduziria a disponibilidade de serviços.

As ações de grandes banco passaram a cair. Com isso, JPMorgan recuou 1,10%, Wells Fargo cedeu 1,44%, Goldman Sachs perdeu 0,85% e Bank of America, 1,42%. O setor financeiro do S&P 500 teve baixa de 1,29%.

No entanto, o consultor econômico da Remessa Online André Galhardo avaliou que o principal vetor da queda no preço das bolsas está associado à resiliência da economia dos Estados Unidos. “Provavelmente vem mais pelo menos mais um aumento de 25 pontos-base na reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC)”, disse.

A aversão ao risco piorou também depois que o jornal Nikkei informou que o BoJ estuda alterar o controle da curva de juros, contrariando expectativa de analistas.

Entre as ações que subiram neste pregão, o segmento dos semicondutores recebeu apoio da alta da Lam Research (9,28%), na esteira de seu balanço melhor que o esperado. As fabricantes de chips Micron e Applied Materials avançaram mais de 5%, e a Nvidia, 0,99%. A empresa fabricante do aparelho odontológico Invisalign, Align Technology (13,38%), encabeçou o índice Dow Jones, após seus números trimestrais também superarem expectativas.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes