ABC - quarta-feira , 8 de maio de 2024

Faculdade Aberta para a 3ª Idade está com inscrições abertas em São Bernardo

A Faculdade Aberta para a Terceira Idade (FATI SBC) está com inscrições abertas até 31 de julho, e podem ser feitas no Centro de Referência do Idoso na av. Redenção, 271, em São Bernardo. A matrícula é aberta a qualquer pessoa acima dos 60 anos, morador ou não no município, desde que tenha a escolaridade básica. Basta levar comprovante de endereço, RG, CPF e duas fotos 3×4 e pagar a taxa de R$ 165.

Inaugurada em 1998 a FATI tem um modelo peculiar que tem dado certo nesses 25 anos de atividade, segundo a professora Salete Valente, coordenadora pedagógica do projeto, em entrevista ao RDtv. “Não oferecemos diversos cursos, mas um curso de diferentes disciplinas com duração de dois anos” destaca. Entre as disciplinas Salete cita Literatura, Condicionamento Físico, Dança, Música. História da Arte, Atualidades, Direito, Biodança, Espanhol, Psicologia, Medicina e Saúde e Nutrição. “É um pouco de cada coisa para o objetivo de promover um envelhecimento com mais qualidade”, diz.

Newsletter RD

(Foto: RDtv)

Ao longo dos dois anos de duração o curso possui uma grade curricular mínima a ser cumprida, com disciplinas que envolvem e fazem parte do Estatuto do Idoso.  A FATI também desenvolve disciplinas como Psicologia, Nutrição, Medicina e Saúde, Condicionamento Físico, Cultura, Historia da Arte, Música, com visitas a teatros e exposições, e faculta aos alunos a escolha das áreas que quer desenvolver.

A professora conta que um novo curso, de Tecnologia, está em elaboração e deve ser introduzido neste segundo semestre, com disciplinas como redes sociais e aplicativos, que os alunos sentem necessidade e têm solicitado. “A cada semestre adicionamos novos conteúdos e  palestras”, aponta.

A FATI é um projeto da Prefeitura de São Bernardo gerido pela COFATI, uma cooperativa de 27 professores, 13 deles com atuação direta na Faculdade e apoio do poder público municipal, além da Faculdade de Direito de São Bernardo que cede salas de aula para o projeto. Tem em média 350 alunos por semestre e parte deles permanece na escola depois da conclusão do curso, quando então recebem um certificado.

O objetivo de todo esse trabalho não é fornecer um diploma, nem é a formação acadêmica, alerta Salete.  Ela diz que o diferencial da FATI vai além do modelo curricular diferente, e envolve socialização, convivência. “Somos uma faculdade de aprender e não apenas ensinar, nossos alunos estão aqui também para conviver, socializar, formar amigos que se encontram nas férias e comemoram aniversários juntos, eles estão conosco para formar esses laços”, ressalta.

Segundo Salete, os professores da FATI adotam uma didática diferente, que trabalha e respeita acima de tudo o potencial que a pessoa já traz, independente da classe social ou da formação.

Periodicidade das aulas

Aulas ocorrem três dias por semana, às segundas, terças e quintas-feiras das 13h30 às 17h, nas dependências da Faculdade de Direito de São Bernardo. A cada dia da semana o aluno tem três disciplinas diferentes com duração de uma hora por disciplina e 30 minutos de intervalo. “Às vezes deixamos a sexta-feira para atividades culturais, de lazer, não semanalmente, mas até duas vezes por mês”, finaliza Salete Valente.

Depois das férias de julho as aulas na FATI reiniciam dia 03/08.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes