ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Quatro das cinco atividades de serviços registraram expansão em maio ante abril, afirma IBGE

Quatro das cinco atividades de serviços registraram avanços na passagem de abril para maio, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na média global, o volume de serviços prestados teve expansão de 0,9% em maio ante abril.

O destaque foi a alta de 2,2% no setor de transportes. Os demais aumentos ocorreram nos serviços de informação e comunicação (0,2%), serviços prestados às famílias (1,1%) e nos outros serviços (0,6%).

Newsletter RD

A única queda ocorreu nos serviços profissionais, administrativos e complementares, -1,0%.

Comparação anual

Todas as cinco atividades de serviços registraram avanços em maio de 2023 em relação a maio de 2022, segundo os dados divulgados pelo IBGE. Nesta base de comparação, o volume do setor de serviços teve uma alta de 4,7%, a 27ª taxa positiva consecutiva.

O setor de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, com expansão de 7,1%, exerceu a principal contribuição positiva sobre o volume total de serviços, impulsionado pelos ramos de rodoviário de cargas; transporte aéreo de passageiros; navegação de apoio marítimo e portuário; armazenamento; e transporte por navegação interior de carga.

Os demais avanços ocorreram em informação e comunicação (4,0%), profissionais, administrativos e complementares (3,4%), serviços prestados às famílias (2,8%) e outros serviços (0,3%).

O índice de difusão – que mostra o porcentual de serviços com crescimento em relação ao mesmo mês do ano anterior – passou de 57,2% em abril para 58,4% em maio.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes