ABC - terça-feira , 30 de abril de 2024

Maior festival japonês de rua do mundo acontece em S. André no fim de semana

Evento é realizado na Vila Assunção (Foto: arquivo pessoal)

Santo André sediará no próximo sábado e domingo (8 e 9 de julho), a 15ª edição do maior festival japonês de rua do mundo: o Tanabata Matsuri. Patrocinado pela Sociedade Cultural ABC o festival trará apresentações artísticas, de Aikidô, Judô, Taikô, Shamisen, cantores da música japonesa, gastronomia e outros atrativos típicos. O evento será realizado na rua Santo André 661, Vila Assunção. Toda a programação cultural é gratuita.

Tradição japonesa celebrada todos os anos desde o século 9, o Tanabata Matsuri, ou Festival das Estrelas, virou hábito nas ruas brasileiras desde a década de 70 e tem como destaque a decoração com kussudamas, ramos de bambu enfeitados com papéis coloridos que simbolizam as estrelas. Neles ficam pendurados os tanzaku, pequenos pedaços de papel com pedidos para a princesa Orihime e para Kengyu.

Newsletter RD

De acordo com a lenda, que teria sido criada na China há mais de dois mil anos, Orihime, a “Princesa Tecelã”, filha de Tentei, o “Senhor Celestial” se apaixonou por Kengyu, um pastor de rebanho e eles só conseguiam se preocupar com o amor, deixando suas tarefas de lado. Então Tentei os separou, fazendo com que eles morassem em lados opostos da Via Láctea.

A tristeza pela separação abalou a princesa Orihime, e seu pai decidiu que o casal poderia se encontrar uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês no calendário lunar, mas com uma condição: Eles teriam que atender a todos os pedidos feitos pelas pessoas na Terra. Essa é a origem dos tanzaku.

Os tanzakus são feitos em seis cores e cada uma simboliza um pedido do visitante: branco – paz; amarelo – dinheiro; verde – esperança; vermelho – paixão; rosa – amor, e azul – proteção dos céus. Ao final da celebração, os bilhetes passam por uma cerimônia xintoísta e são queimados com o propósito de que os desejos cheguem aos céus para que as estrelas Altair e Vega, que representam Orihime e Hikoboshi, segundo a lenda, possam realizar os pedidos.

XVII Festa do Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas
Data e horário: Sábado 8/07 das 10 às 20h; Domingo 9/07 das 10 às 18h
Endereço: rua Santo André 661, Vila Assunção, Santo André
Patrocínio Sociedade Cultural ABC

ENTRADA FRANCA

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes