
São Bernardo avança da construção da Praça da Cidadania, primeiro espaço do Estado a contar com piscina e, atualmente, com 10% das obras executadas. O projeto tem investimento de quase R$ 20 milhões e conclusão prevista para 2024.
Construída em área de 40,2 mil m², a estrutura beneficiará até 80 mil pessoas do entorno e contará com duas piscinas climatizadas (uma para adultos e outra para crianças), quadra de futebol society, quadra poliesportiva, dois campos de futebol oficiais em grama sintética, vestiários, academia ao ar livre, playground, pista de skate, pista de caminhada, arena ao ar livre e área de jogos.
O espaço também abrigará duas salas multiuso, sala de administração, copa e lavanderia, depósito e almoxarifado e sanitários.
Escola de qualificação
A Praça da Cidadania conta também com escola de qualificação profissional, onde serão ofertadas salas de gastronomia, beleza e bem-estar, esterilização, moda e arte e de informática para a realização de cursos profissionalizantes. Outros serviços para a população serão a sala do Banco do Povo, que oferece financiamentos para empreendedores formais ou informais, para capital de giro e investimento fixo, horta comunitária e canteiro para a escola de construção civil.
Sustentabilidade Para minimizar o impacto ao meio ambiente, a Praça da Cidadania de São Bernardo contará com Jardim de Chuva, destinado à retenção e infiltração das águas pluviais, além de iluminação em led e pisos semipermeáveis. Outro detalhe é que o edifício da Escola de Qualificação Profissional, por sua vez, terá sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva.