UE e Otan apresentam relatório citando energia e infraestrutura como riscos de segurança

A União Europeia (UE) e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) apresentaram um relatório que mapeia os atuais desafios de segurança e identifica quatro setores-chave: energia, transportes, infraestrutura digital e espaço. O documento apresenta recomendações direcionadas para fortalecer a resiliência da infraestrutura crítica.

O uso crescente de fontes de energia renováveis e eletrificação pode fortalecer a resiliência porque aumenta a diversidade de fontes e a autonomia e reduz a dependência de um único sistema central, avalia. Por outro lado, as novas infraestruturas e ligações trazem também novos desafios. A crescente dependência de energia renovável também traz potenciais vulnerabilidades da cadeia de abastecimento, uma vez que muitos de seus componentes críticos ainda estão amplamente concentrados fora da Otan e da UE, lembra.

Newsletter RD

Já a infraestrutura de transporte está cada vez mais digitalizada, tornando-a mais vulnerável a atividades e interrupções cibernéticas maliciosas, alerta o relatório. Além disso, a dependência de cabos submarinos e redes 5G apresenta riscos devido aos recursos limitados de reparo e maior vulnerabilidade, e a infraestrutura digital depende de cadeias de suprimentos globais, aponta a publicação. Concorrentes estratégicos e potenciais adversários estão desenvolvendo capacidades antiespaciais que podem ameaçar o acesso da Otan e da UE e a liberdade de operação no espaço, potencialmente interrompendo a infraestrutura crítica, diz o relatório.

Entre as recomendações, está promover as melhores práticas, avaliações e aprimorando o monitoramento para implicação de segurança e cooperação.

“O relatório elaborado pela nossa Força-Tarefa oferece uma base sólida para trabalharmos juntos, combinando nossas respectivas forças e ferramentas em benefício da segurança da Europa e de nossos parceiros”, afirmou o Alto Representante da União Europeia, Josep Borrell.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes