Programa Mais Médicos prevê reforço de 75 profissionais de saúde para o ABC

Prefeito Marcelo Oliveira recepciona profissionais dos Mais Médicos em Mauá, cidade com o maior número de vagas na região. (Foto: Divulgação PMM)

Parte dos 75 médicos contratados pelo governo federal através da nova edição do Programa Mais Médicos, já chegou à região, cerca de 10% do total são estrangeiros, já com diploma revalidado no país. Nem todas as prefeituras informaram o número de profissionais que já se apresentaram, considerando as que informaram, seriam 40 profissionais já atuando na região. Nova chamada na lista dos selecionados será realizada para completar as vagas.

De acordo com os critérios o governo federal arca com o salário e as prefeituras se empenham em pagar o auxílio moradia e o transporte para os profissionais contratados. No ABC somente São Caetano não teve abertura de vagas no programa federal.

Newsletter RD

Mauá foi a cidade com maior número de vagas, foram 26 vagas, sendo que 17, segundo a prefeitura já se apresentaram. Na segunda-feira (26/06) o prefeito Marcelo Oliveira (PT) recepcionou os novos médicos da cidade que vão atuar nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Santista, Zaíra 1, Zaíra 2, Macuco, Jardim Mauá, Feital, Jardim Oratório, Parque das Américas, Kennedy e Flórida. Pelo menos dois dos profissionais que já se apresentaram são estrangeiros. O médico cubano Norge Luis Carrion, que vai atuar na UBS Zaíra 1, já havia trabalhado em Mauá na primeira edição do programa Mais Médicos, em 2013. Ele acredita que o sistema municipal de saúde evoluiu, desde então. “Hoje, na organização, o sistema está melhor integrado e mais focado na assistência ao paciente e para diminuir os índices de mortalidade, e nos comprometemos em melhorar estes indicadores”, explicou o médico. Além disso, ele afirma ter gostado das orientações da secretaria. “A primeira preocupação do município é com fazermos para melhorar o atendimento às gestantes e combater a mortalidade infantil”, disse.

Para Santo André são 17 vagas sendo que 14 médicos já se apresentaram, sendo que 13 já iniciaram o trabalho na sexta-feira (23/06), quatro deles são estrangeiros. Os 13 profissionais foram alocados para as Unidades Básicas de Saúde de Utinga, Vila Guiomar, Palmares, Cruzado, Centreville, Humaitá, Cidade São Jorge, Ana Maria, Jardim Santo André, Santo Alberto e Cipreste. Os médicos irão realizar atendimentos como médicos generalistas e clínico geral.

Segundo o Ministério da Saúde, São Bernardo tem 15 vagas no programa. A prefeitura não informou, no entanto quantos deles já se apresentaram para o trabalho.

Ribeirão Pires informou que das seis vagas abertas, de acordo com o informe do ministério, cinco profissionais já se apresentaram, sendo que quatro já iniciaram os trabalhos. Todos são brasileiros. “A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a cidade recebeu quatro médicos do Programa Mais Médicos. O quinto tem prazo para se apresentar até o dia 30 de julho.  Todos os médicos atuarão nas unidades de saúde da família de Ribeirão Pires como médicos generalistas.

Rio Grande da Serra também teve seis vagas abertas, mas nenhum profissional se apresentou. No tocante aos profissionais médicos que prestarão serviços na Saúde, pelo Programa Mais Médicos, temos a informar que no Edital SAPS nº 5, de 19/05/2023, referente ao ciclo 28, foram disponibilizadas 06 vagas para o Município de Rio Grande da Serra, houveram as seis inscrições, contudo os profissionais inscritos não se habilitaram para a distribuição das vagas.

Desta forma, não há profissionais destinados ao município. Ressaltamos que as inscrições e a habilitação junto ao município é prerrogativa do profissional médico”, explica nota da prefeitura.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes